Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Presidência da República adota BIM para serviços de engenharia

Decreto 10.306 reconhece ferramenta, que deverá ser implantada pelos Ministérios da Defesa e da Infraestrutura

Publicado: 07/04/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




Os serviços de engenharia desenvolvidos pelos órgãos e entidades da administração pública federal deverão adotar o Building Information Modelling. É o que garante o Decreto de nº 10.306, assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, publicado no dia 2 de abril. Conforme a publicação, ficam vinculadas às ações de disseminação do BIM, o Ministério da Defesa, por meio das atividades executadas nos imóveis jurisdicionados ao Exército Brasileiro, à Marinha do Brasil e à Força Aérea Brasileira; e Ministério da Infraestrutura, por meio das atividades coordenadas e executadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

O Building Information Modelling -BIM ou Modelagem da Informação da Construção é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção. Em 22 de agosto de 2019 foi publicado o Decreto nº 9.983, que trata sobre a estratégia nacional de disseminação da ferramenta.

De acordo com o Decreto nº 10.306, a implementação do BIM ocorrerá de forma gradual, obedecendo três fases: em 1º de janeiro de 2021 deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia; em 1º de janeiro de 2024 na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras; e em 1º de janeiro de 2028 no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras referentes a construções novas, reformas, ampliações e reabilitações.

O Decreto entrou em vigor na data de publicação, no dia 02 de abril. (Com informações do Crea-BA)

Acesse aqui o Decreto Presidencial