Crea-GO completa um ano como signatário do Pacto Global

Em carta enviada à ONU em 15 de maio de 2019, o Conselho goiano se comprometeu a fortalecer os 10 princípios do Pacto Global

Publicado: 15/05/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Francisco Almeida se comprometeu com o Pacto Global em carta enviada ao secretário-geral da ONU em 15 de maio de 2019

Neste dia 15 de maio, o Crea-GO completa um ano como signatário do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que consiste em uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Lançado em 2000, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

Carta à ONU

Em carta enviada ao secretário-geral da ONU, António Guterres, em 15 de maio de 2019, o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, se comprometeu a dar a contribuição necessária para que os objetivos do Pacto Global sejam alcançados.

“Confirmo que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás apoia os Dez Princípios do Pacto Global (...). Com este compromisso, expressamos nossa intenção de apoiar e difundir tais princípios", afirma Francisco Almeida em um trecho da correspondência enviada à sede da ONU, em Nova Iorque.

Além de fortalecer os 10 princípios do Pacto nas suas estratégias e operações, o Crea-GO também se comprometeu a mobilizar os participantes do Sistema Confea/Crea, especialmente as empresas diretamente relacionadas a ele; e mobilizar as organizações que atuam junto ao Sistema, para que também se tornem signatárias, estabelecendo pontes entre essas organizações e a Rede Brasil do Pacto Global (RBPG).

O Crea também se comprometeu a incorporar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas atividades e promovê-los junto ao Sistema Confea/Crea, especialmente as empresas de engenharia; além de hospedar eventos de promoção e atividades do Pacto Global no Estado de Goiás.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Crea-GO, Eng. Amb. Marcella Castro, como signatário, “o Crea-GO deixa claro, mais uma vez, seu empenho para que a sustentabilidade seja vivida na prática com todos os públicos de relacionamento. “A adesão ao Pacto Global é uma consequência do trabalho desenvolvido pelo Crea-GO e vai ao encontro dos nossos valores e princípios éticos", ressalta Marcella.

Confira aqui, na íntegra, a carta enviada à ONU.