Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Palestra sobre segurança do trabalho em obras tem 92 participantes

O objetivo foi conversar com os profissionais sobre práticas de segurança do trabalho na construção civil

Publicado: 10/08/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




O Crea-GO, realizou, no dia 6 de agosto, por meio da plataforma Zoom, a palestra técnica "Práticas de Segurança do Trabalho na Obra”, em parceria com a Dalmass Escola de Líderes. A aula ministrada pelo Eng. Civ. e Seg. do Trab. Cristiano Leão, e contou com a presença de 92 participantes. O objetivo da palestra foi conversar com os profissionais sobre boas práticas de segurança do trabalho no ambiente da construção civil, abordando os seguintes temas: a importância do PCMAT / PGR e os fatores críticos de sucesso para uma gestão eficiente de segurança do trabalho.

Durante a palestra, Cristiano Leão fez uma contextualização sobre o setor da construção civil e sua importância econômica, em seguida falou sobre as principais características do setor da construção destacando que ainda é um setor com baixo nível de automação. “A produção de edificações ainda é marcada por processos artesanais e grande quantidade de pessoas, normalmente com baixa escolaridade, distribuídas em instalações provisórias, muitas vezes improvisadas, produzindo edificações com muito esforço físico e com prevalência da produção feita in loco, ou seja, é uma indústria que recebe matéria prima bruta e faz todos os processos no canteiro de obra. Importante ressaltar que o estabelecimento do contexto não faz nenhum juízo de valor deste setor tão importante, apenas apresenta a realidade como ela é”, afirmou.

O palestrante destacou ainda a necessidade de planejar a gestão de saúde e segurança das obras e de estabelecer de forma clara e objetiva quais são as metas a serem atingidas na vigência do Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT) e a partir de fevereiro de 2021, será feito através da Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO) através do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). “Além do estabelecimento dessas metas é importante constar todo o inventário de riscos e ainda as formas de controle destes riscos a serem implementadas e o mais importante é necessário o monitoramento desta implementação e consequente análises para melhoria contínua do sistema de gestão”, pontuou.

Ao final da palestra, foram listadas algumas diretrizes para que o sistema de gestão possa funcionar de maneira mais eficiente, baseando-se na ideia de que o sistema de gestão em saúde e segurança deve ser focado em obtenção de resultados, o qual deve ser incorporado aos processos produtivos da construção e todo o corpo gerencial da obra deve ser responsável pelo sucesso do sistema de gestão em saúde e segurança.

Os certificados daqueles que participaram da palestra técnica online "Práticas de Segurança do Trabalho na Obra”, assim como o calendário dos próximos eventos promovidos pelo Crea-GO e parceiros, podem ser acessados por meio do portal Mais Capacitação.