Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Palestra com 120 profissionais discute sobre zoneamento agrícola

O evento online promovido pelo Crea e a Embrapa foi apresentado pelo Eng. Agric. Me. Silvando Carlos

Publicado: 04/09/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO




A palestra técnica virtual “Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)”, promovida pelo Crea-GO e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi realizada no dia 3 de setembro, por meio da plataforma audiovisual Zoom. A videoconferência foi ministrada pelo Eng. Agric. Me. Silvando Carlos da Silva, membro do Comitê Gestor do Zarc.

O evento online contou com a presença de 120 profissionais e teve como objetivo mostrar a metodologia para a definição de períodos de semeadura para grãos no Brasil, utilizando-se um modelo de balanço hídrico.

O palestrante Silvando Carlos explicou o que é o zoneamento agrícola e sua função. “O zoneamento agrícola de risco climático que é um instrumento público de política agrícola e gestão de risco na agricultura. Um estudo elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e indica para cada município a melhor época ou janela de semeadura ou plantio da cultura de diferentes tipos de solo e para os diferentes ciclos de cultivar”, contou Silvando.

Conforme explicou o membro da Zarc, para a realização deste trabalho é utilizado o modelo de balanço hídrico da cultura que considera as informações de clima, solos e características da cultura, tais como: precipitação fluvial, evapotranspiração de referência, evapotranspiração da cultura, capacidade de armazenamento de água no solo, coeficiente da cultura, temperatura máxima e mínima do ar, entre outros.

Ainda na aula virtual, o engenheiro agrícola mostrou para os participantes um aplicativo chamado de Plantio Certo, onde estão disponíveis todas as informações sobre época de plantio para as culturas zoneadas no Brasil. Os certificados dos participantes da palestra “Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc)” podem ser acessados por meio do portal Mais Capacitação.