Francisco Almeida reforça parceria com superintendência da PRF em Goiás

Acordo de cooperação será operacionalizado com o novo superintendente, Vinícius Veiga

Publicado: 23/09/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Vinícius Veiga (E) e Francisco Almeida durante assinatura simbólica do acordo de cooperação técnica entre Crea e SPRF-GO

O presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, realizou, em 23 de setembro, visita de cortesia ao superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (SPRF-GO), Vinícius Veiga. Em pauta, a operacionalização do acordo de cooperação técnica firmado entre o Crea e a Superintendência em maio de 2020.

O acordo tem como objetivo fixar procedimentos e estabelecer formas de colaboração e troca de informações acerca da situação de regularidade de profissionais e empresas, bem como os dados fiscalizatórios, relacionados ao transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais.

Com o acordo assinado, cabe ao Crea fornecer treinamento para utilização dos sistemas informatizados; e participar de fiscalizações em conjunto com a PRF, em veículos portadores de Autorizações Especiais de Trânsito (AET), em rodovias federais de Goiás.

Já a SPRF-GO acordou a, entre outros, conceder acesso às Unidades Operacionais da SPRF-GO aos fiscais do Crea-GO, mediante solicitação prévia e em conjunto com a PRF; e garantir o uso correto e restrito dos sistemas informatizados disponibilizados pelo Crea-GO.

Durante o encontro, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; e o assessor institucional de Políticas Públicas do Crea-GO, Eng. Civ. Victor Resende, apresentaram brevemente ao superintendente Vinícius Veiga e equipe como o acordo pode ser operacionalizado, além dos dados aos quais a SPRF-GO já tem acesso.

“Queremos colocar em prática este acordo que é inédito no Brasil. Em conjunto, o Crea e a SPRF-GO podem contribuir para a segurança das rodovias federais em Goiás e servir de exemplo para todo o Brasil”, destaca o presidente do Conselho goiano, Francisco Almeida.

O superintendente Vinícius Veiga, que é Engenheiro Eletricista por formação, concorda que a integração entre o Crea e a SPRF em Goiás “vai propiciar uma qualidade maior na fiscalização, especialmente do transporte que necessita de autorização especial de trânsito, o que vai contribuir muito para a segurança viária”. “Muito em breve iniciaremos as fiscalizações em conjunto, para colocar em prática este acordo que já está assinado”, completa Veiga.

Ainda na oportunidade, Francisco Almeida e Vinícius Veiga realizaram assinatura simbólica do acordo de cooperação entre as entidades, que, em maio, foi assinado eletronicamente. O acordo tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado a critério dos partícipes.

Pela SPRF-GO, ainda estiveram presentes na reunião o superintendente executivo, Luiz Fernando Siqueira; o chefe de Gabinete, Rafael Monferrari; a chefe-substituta do Setor de Segurança Viária, Adriana Lourenço; e o assessor parlamentar Cléber Dias.

ACORDO COOPERAÇÃO CREA-GO SPRF-GO 02.JPG Durante o encontro, a equipe do Crea-GO apresenta alguns dos dados aos quais a SPRF-GO já tem acesso por meio do acordo