Eleições 2020 seguem protocolo de segurança contra a Covid

Crea-GO adotou uma série de medidas preventivas que visam à segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral

Publicado: 01/10/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Medidas de segurança contra a Covid-19 são adotadas durante toda a realização do pleito

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Sistema Confea/Crea e Mútua definiu uma série de medidas a serem adotadas com o objetivo de prevenir a disseminação da Covid-19 durante as Eleições 2020 do Sistema. Em Goiás, as orientações da CEF são combinadas com as medidas de proteção já aplicadas pelo Crea-GO como, por exemplo, a aferição de temperatura corporal de todos os que entram nas dependências do Conselho.

A CEF adotou protocolos orientativos nacionais e internacionais e consultou autoridades renomadas no assunto para proporcionar o maior nível de segurança para os que trabalham no pleito, para os eleitores e candidatos. A Comissão Eleitoral Federal acompanhou de perto as determinações dos governos federal e estaduais frente à crise sanitária.

No Crea-GO, os mesários utilizam máscaras, protetores faciais e luvas durante todo o período em que estiverem no local de votação, desde a organização da sala até o fim da apuração de votos. A distância entre eles na mesa eleitoral é de pelo menos 1 metro. Já as salas de votação têm marcações no chão, indicando aos eleitores a distância mínima na fila de espera e entre o eleitor e o mesário.

É de responsabilidade dos mesários a higienização com álcool 70% do material utilizado pelo eleitor, como canetas, ao término de cada voto. Outro cuidado é a desinfecção de locais acessíveis às mãos, como maçanetas de portas e mesa da cabine de votação. Tanto os produtos de limpeza quanto os equipamentos de proteção foram disponibilizados pela Comissão Eleitoral Regional de Goiás (CER-GO) aos mesários.

As Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea e Mútua seguem até às 19h. Em Goiás, os profissionais das Engenharias, da Agronomia e das Geociências elegerão o presidente do Crea-GO, do Confea e os novos diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais – Mútua-GO, para o triênio 2021/2023. As votações acontecem em Goiânia e em 28 em municípios goianos nos quais o Crea possui inspetoria.

MEDIDAS DE SEGURANÇA CREA-GO ELEIÇÕES 2020 02.JPG Todos os mesários foram equipados com luvas, máscaras e protetores faciais, além de álcool 70%
MEDIDAS DE SEGURANÇA CREA-GO ELEIÇÕES 2020 03.JPG A temperatura de todos os votantes é aferida na entrada do Conselho goiano