Construídas por meio de parcerias público-privadas inéditas entre os Creas do Brasil, novas sedes foram erguidas sem recursos do Conselho goiano
Publicado: 16/11/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOOs profissionais da área tecnológica e a sociedade de Cristalina e Luziânia passam a contar com novos espaços do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) na região, com a inauguração das sedes das Casas da Engenharia nas cidades, no dia 19 de novembro (quinta-feira), às 10 e às 19 horas, respectivamente. As solenidades terão público reduzido, obedecendo à política de distanciamento social e demais protocolos de segurança em relação à Covid-19.
Ambas as inspetorias foram edificadas no modelo padrão da Casa da Engenharia, que é sinônimo de acessibilidade, sustentabilidade, integração e padronização visual moderna, permitindo que o Crea seja facilmente reconhecido pela sociedade, que a identidade do Conselho seja fortalecida nos municípios e que as Casas se tornem espaços de integração entre a comunidade tecnológica e as populações locais.
As Casas da Engenharia de Cristalina e Luziânia, assim como de Águas Lindas e Goianésia, que também devem ser inauguradas ainda neste ano, foram construídas por meio de uma parceria público-privada inédita entre os Creas de todo o Brasil, que isentou o Conselho goiano de utilizar recursos próprios para a construção dos imóveis. Todas elas foram construídas no sistema de locação sob medida, também conhecido por “built to suit”, com vigência de dez anos.
A locação sob medida é uma modalidade de contrato no qual o locatário especifica ao locador a estrutura predial da construção, conforme as suas necessidades e particularidades, havendo como contrapartida a segurança de viabilidade de locação por prazo pré-definido e por valor de mercado capaz de garantir a atratividade para o locador, e economicidade e celeridade para o locatário.
A sede da Casa da Engenharia de Cristalina, localizada à Rua Augusto Severo, Qd. 64, Lt. 02, no setor Aeroporto, conta com 226,30 m² de área construída. Já a nova sede de Luziânia, na Av. Dona Sara Kubitscheck, Qd. 27, Lt. 9-A, Parque JK (Setor Mandu) possui 235,26 m² de área. Ambas as construções seguem normas de acessibilidade e foram erguidas em cerca de sete meses.
Ambas as edificações contam com instalações amplas, aumentando o conforto dos profissionais goianos e da sociedade em geral. Em ambas as cidades, foram construídos auditórios com capacidade para mais de 60 pessoas, que, após a pandemia, possibilitarão a realização de palestras, cursos e outras atividades. Há, ainda, salas de atendimento, de reuniões e áreas de convivência equipadas.
As instalações das Casas da Engenharia do Crea em todo o interior goiano estão a serviço da sociedade e dos profissionais de suas respectivas regiões, para que realizem reuniões, cursos e eventos de interesse, uma vez que os serviços do Crea podem ser prestados virtualmente a profissionais de todos os 246 municípios goianos. “Entregamos as estruturas físicas das Casas da Engenharia para recebermos bem as populações civil e organizada”, ressalta o Eng. Francisco Almeida, presidente do Crea-GO.
Notícias
Crea-GO lança novo layout para o preenchimento de ART Um dia após a posse, Câmaras Especializadas do Crea-GO realizam reuniões de trabalho Crea-GO empossa novos conselheiros durante a 1º Plenária de 2025 Crea-GO e Agrodefesa alinham Acordo de Cooperação Técnica Crea-GO disponibiliza cartilha sobre o combate à dengue nos canteiros de obras