Crea-GO vai aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres

Equipe goiana e lideranças femininas de todo o país assistiram à palestra sobre o tema nesta quinta-feira

Publicado: 18/12/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO se tornará o primeiro Conselho profissional do Brasil a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Womens’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês). Foi o que ficou definido pelo presidente Eng. Francisco Almeida, na tarde de 17 de dezembro, após assistir à apresentação sobre a importância da adesão aos WEPs, feita por Gabriela  Almeida, representante da Secretaria de Direitos Humanos da Rede Brasileira do Pacto Global.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres, resultado de uma colaboração entre a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas, oferecem orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade.

Ao aderir a plataforma, o Crea-GO passará a fazer parte de uma rede local e global da ONU, que conta com mais de três mil companhias no mundo e cerca de 400 no Brasil. A agenda tem o objetivo de auxiliar as empresas a adaptarem suas políticas e práticas e, assim, criarem as estruturas institucionais e culturais na organização para que a equidade de gênero se torne um valor compartilhado por todos.

Além de Francisco Almeida, assistiram à apresentação o presidente empossado Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira; a presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Cristiane Josina; a conselheira federal pelo Estado, Eng. Agr. Andréa Brondani da Rocha; a presidente do Crea-MS, Eng. Agrim. Vânia Abreu de Melo; e a vice-presidente do Crea-SP, Eng. Civ. Lenita Secco Brandão.

Também estiveram presentes as conselheiras regionais Eng. Civ. Regina de Deus e Eng. Agr. Cristiane Rodrigues; as inspetoras do Crea-GO de Jataí, Eng. Civ. Cíntia Reis; de Morrinhos, Eng. Agr. Laura Giroldo; de Quirinópolis, Eng. Civ. Ludimila Macedo; e de Caldas Novas, Eng. Amb. Leidiane Martins; além de colaboradoras e colaboradores do Crea-GO.

Após a apresentação sobre os Princípios, a Eng. Eletric. Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais do Confea, falou sobre o Programa Mulher, do Federal, que busca atender ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da igualdade de gênero, e realiza um mapeamento da participação feminina no Sistema Confea/Crea e Mútua. A engenheira ainda destacou que a equidade de gênero é pauta prioritária na agenda parlamentar do Sistema e parabenizou o presidente Francisco Almeida pela intenção de aderir aos WEPs.

Para Francisco Almeida, aderir aos Princípios significa ratificar o compromisso do Crea-GO com a pauta de equidade de gênero. “Um dos passos importantes contidos nos WEPs e que o Crea já vem desenvolvendo desde 2015, foi aumentar a participação de mulheres em cargos de gestão. Agora vamos tornar público o nosso compromisso com o empoderamento da mulher e entrar em uma rede de compartilhamento de informações sobre práticas adotadas em outros países”, destacou.

O presidente ainda destacou que o resultado das eleições do Sistema em 2020 mostra uma ampliação da participação feminina. “Foram eleitas seis presidentes de Crea, duas conselheiras federais titulares e duas suplementes, além de cinco diretoras gerais e seis administrativas das Caixas de Assistência dos Profissionais – Mútuas de todo o Brasil”, explicou, frisando que o aumento vai ao encontro do Programa Mulher, do Confea.

O presidente empossado do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Júnior, por sua vez, ratificou o interesse em aprovar o Comitê Gestor do Programa Mulher do Confea já na primeira Sessão Plenária de 2021 e incentivar cursos para o empoderamento feminino. “Vamos dar continuidade ao apoio do presidente Francisco em relação ao empoderamento feminino nas áreas das Engenharias, da Agronomia e das Geociências em todo o Brasil, com muito afinco e determinação”, afirmou Lamartine.

Sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres

Os Princípios enfatizam o caso de negócio de ação corporativa para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, e se baseiam em práticas de negócios e insumos da vida real colhidos do mundo todo. Eles buscam apontar a melhor prática, trabalhando com a dimensão de gênero da responsabilidade, do Pacto Global da ONU, e o papel do meio empresarial no desenvolvimento sustentável. Além de ser um guia útil para as empresas, os Princípios procuram subsidiar outros stakeholders, incluindo os governos, em seu envolvimento com o meio empresarial.

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são sete:

1. Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;
  2. Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação;
  3. Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras;
  4. Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;
  5. Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;
  6. Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
  7. Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

PRINCIPIOS DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES 02.JPG Francisco Almeida e Lamartine Moreira reforçam o compromisso do Crea-GO com a equidade de gênero no Sistema Confea/Crea e Mútua