Agrônomo brasileiro Alysson Paolinelli será indicado ao Nobel da Paz

Ex-ministro da Agricultura deve ter sua candidatura formalizada em janeiro

Publicado: 30/12/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Ex-ministro da Agricultura, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli será indicado ao Nobel da Paz (Foto: Divulgação)

O ex-ministro da Agricultura Eng. Agr. Alysson Paolinelli deverá ter a sua candidatura ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 formalizada no próximo mês de janeiro. Aos 84 anos, o engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (MG) é apontado como um dos grandes responsáveis pela maior revolução tropical agrícola da história: a que tornou viável a produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala. O Comitê do Prêmio Nobel na Noruega receberá um dossiê com a história de Paolinelli.

Desde o início de 2020, diversas entidades do agronegócio, universidades e profissionais do Brasil e de outros países passaram a apoiar a indicação de Paolinelli ao Nobel da Paz. O Eng. Agr. Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro) e também ex-ministro da Agricultura, encabeça o movimento. O nomeador oficial, ainda indefinido, seria o diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Eng. Agr. Durval Dourado Neto, ou o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Eng. Civ. Vahan Agopyan.

Para o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, a indicação de um engenheiro agrônomo ao Nobel da Paz demonstra a importância da profissão para o desenvolvimento de todo o mundo. O presidente, que também é engenheiro agrônomo, aproveita para parabenizar os colegas que, segundo ele, são “responsáveis diretos pelo desenvolvimento de pesquisas e pelo manejo correto de uma série de técnicas agrícolas, que chegaram aos produtores e tornaram o nosso agronegócio umas das faces mais importantes do desenvolvimento sustentável do nosso País”.

Histórico

Secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, deputado federal constituinte e ministro da Agricultura de 1974 a 1979, Paolinelli é reconhecido por seu trabalho de consolidação e expansão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cuja criação é um marco do desenvolvimento da agropecuária no Cerrado. Em 2006, Paolinelli ganhou o prêmio World Food Prize, espécie de Nobel da Alimentação, concedido a pessoas que ajudaram a melhorar a segurança alimentar no mundo. Hoje, o ex-ministro é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro. (Com informações do Valor Econômico)