Crea-GO solicita interdição urgente de ponte em Goiânia

Ofício com solicitação do Conselho foi entregue ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da capital, Luiz José Bittencourt

Publicado: 10/02/2021 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O presidente do Crea-GO, Dr. Lamartine Moreira, e o conselheiro regional Eng. Civ. Ricardo Ferreira, assinam o ofício nº 030/2021-PRES/GAB, enviado pelo Crea-GO ao titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), Eng. Civ. Luiz José Bittencourt, solicitando a reinterdição urgente da ponte sobre o córrego Água Branca, na Avenida das Pirâmides, setor Jardim Califórnia.

De acordo com o documento, em vistoria realizada no dia 8 de fevereiro pelo Eng. Civ. Ricardo Ferreira, foi constatado que a ponte “não apresenta condições adequadas de segurança aos seus usuários”. Os representantes do Crea apontam ainda que a ponte apresenta “graves danos em sua mesoestrutura, em particular, nos elementos de cortina, muros de ala e pilares”. O ofício foi acompanhado por registros fotográficos, mostrando problemas da ponte.

O Conselho goiano alerta que, nas condições atuais, a necessidade de interdição da ponte é urgente, até que as intervenções de engenharia necessárias para o reestabelecimento de condições seguras e condizentes com a liberação do tráfego sejam realizadas. O Crea ainda ressalta a necessidade de “apropriada fiscalização para garantir o impedimento do tráfego local até que sejam providenciadas as obras de recuperação”.

Histórico

A vistoria da ponte sobre o córrego Água Branca foi realizada pelo conselheiro Eng. Civ. Ricardo Barbosa, no dia 8 de fevereiro, após entrevista concedida à PUC TV sobre as condições de pontes em Goiânia. Ricardo Barbosa é um dos responsáveis pelo Relatório de Vistoria das Obras de Arte Especiais (OAE’s) de Goiânia, elaborado por representantes do Crea, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado de Goiás (Ibape-GO).

O relatório foi apresentado pelo grupo durante coletiva de imprensa realizada em março de 2019, quando também foi encaminhado à Prefeitura de Goiânia. A atividade foi destinada à realização de vistorias em pontes e viadutos – definidas como Obras de Arte Especiais (OAE’s) – de Goiânia, com base na norma ABNT NBR 9452:2016, que estabelece uma metodologia para classificar o estado de conservação das estruturas. No total, foram vistoriados 51 pontes e 17 viadutos da capital.

A ideia foi estabelecer critérios de priorização para intervenções corretivas, com vistas a elevar a vida útil das estruturas, garantir sua estabilidade estrutural e segurança para seus usuários, além de minimizar custos destinados à reabilitação das OAE’s. Como conclusão do estudo, foram identificadas um total de 230 ocorrências de manifestações patológicas nas 68 OAE’s vistoriadas.

A aplicação da metodologia do Grau de Deterioração (GD) apontou a ponte localizada na Av. T-63, sobre o córrego Cascavel, como a de maior prioridade de intervenção, sendo que o relatório, que foi divulgado há quase dois anos, concluiu que, à época, 10 OAE’s (15% do total) necessitavam de intervenção imediata ou de curto prazo, além de inspeções extraordinárias ou especiais. O resumo do Relatório de Vistoria das Obras de Arte Especiais (OAE’s) de Goiânia 2019 pode ser acessado aqui.

INTERDIÇÃO PONTE 02.JPG Vista de pilar fora do prumo com sinais de ruptura de base
INTERDIÇÃO PONTE 03.JPG Vista frontal dos pilares com destaque ao processo avançado de corrosão na viga travessa face norte
INTERDIÇÃO PONTE 04.JPG Vista da cortina do encontro sul (gabião) já desestabilizado e exercendo empuxo ativo sobre os pilares
INTERDIÇÃO PONTE 05.JPG Ausência de muro de ala e desmoronamento de material contido no encontro norte