Reunião técnica debaterá interferências dos técnicos agrícolas

Ceap define programação de evento com parlamentares e outros atores da área, no dia 3 de março, em Brasília

Publicado: 02/03/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Confea

O presidente do Crea-GO, Dr. Lamartine Moreira,  participa amanhã, 3 de março,  da reunião técnica da  Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), do Confea, que vai discutir as ações do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas – CFTA que são prejudiciais ao exercício de profissionais de nível superior e ao interesse público. A  nova data da reunião foi decidida durante encontro extraordinário realizado pela Ceap no dia 25 de fevereiro, no Conselho Federal, onde nova programação técnica foi apresentada.

“O respeito ao exercício profissional atinente à devida formação deveria ser uma constante entre os responsáveis pelo controle dessas atividades e por seus atores. No entanto, infelizmente, essa realidade continua sendo desafiada, não apenas por leigos, mas também por profissionais que não possuem a habilitação formal para responder pela responsabilidade técnica, como são alguns casos observados em normativos do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas – CFTA. Lamentavelmente, isso coloca toda a sociedade em risco”, ressalta o ex-coordenador da Ceap e seu membro, conselheiro federal eng. agr. Luiz Lucchesi.

Ao chamar a atenção para a amplitude do debate, o conselheiro destaca ainda a participação de parlamentares de todo o país. “Entramos em contato com parlamentares de todo o país, e obtivemos excelentes receptividades dos senadores Luiz Carlos Heinze, do Rio Grande do Sul, e Elmano Ferrer, do Ceará, além dos deputados federais Domingos Sávio, de Minas Gerais, e Geninho Zuiliani, de São Paulo”, destaca o membro da Ceap e diretor do Confea.

Além dos referidos parlamentares convidados, a programação da reunião técnica contempla com as participações do presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; do coordenador da Ceap, conselheiro federal Jorge Luiz Bitencourt da Rocha; do coordenador adjunto, conselheiro federal Daltro de Deus Pereira; de representantes do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais – Cden, além do presidente da Confaeab, eng. agr. Kleber Souza Santos; do coordenador Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia dos Creas, Rafael Massaro; do coordenador Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal dos Creas,  Antônio José Figueiredo Moreira, e de um representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária.