Crea-GO disponibiliza 2ª edição da Cartilha de Acessibilidade

Nova cartilha traz exemplos de acessibilidade como casa adaptada, calçada e ônibus acessíveis

Publicado: 11/06/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

Já está disponível no site do Crea-GO, a 2ª edição da cartilha digital sobre Acessibilidade. Com layout mais prático, esta edição é embasada em exemplos e nos principais normativos que tratam do assunto, que estabelecem critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e de edificações às condições de acessibilidade.

De acordo com o presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Agric. e Seg. Trab.  Lamartine Moreira, o objetivo do Conselho goiano ao atualizar a cartilha é “resguardar o interesse público e a ética no exercício das profissões das Engenharias, da Agronomia e das Geociências, buscando sua valorização através da regulamentação, organização e controle destas profissões”. O Crea-GO também procura auxiliar a sociedade em geral em temas relevantes que tenham relação com as profissões regulamentadas pelo Conselho.

Com o titulo “O profissional do Sistema Confea/Crea e sua responsabilidade na garantia da acessibilidade”, o conteúdo da cartilha mostra exemplos de sanitários acessíveis, casa adaptada, calçada e ônibus acessíveis.  O sanitário possui elementos que viabilizam a acessibilidade como barras de apoio, altura do assento da bacia sanitária, localização da prateleira e da válvula de descarga, das barras de apoio na região periférica do lavatório. A   casa adaptada traz segurança ao usuário em todos os ambientes, principalmente, aqueles que oferecem mais riscos, como é o caso da cozinha. A cartilha também mostra os elementos para se construir uma calçada acessível e um modelo de ônibus acessível que podem ser implantados em todos os municípios.

A 2ª edição da cartilha de Acessibilidade foi elaborada pela Comissão de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transporte que é composta pelos seguintes profissionais: Eng. Civ. Alexandre Garcês de Araújo (coordenador); Eng. Civ. Mércia Luccas Resende (coordenadora adjunta); Eng. Mec. Paulo Roberto Lucas Viana (membro); Eng. Civ. William Roberto de Souza (membro); Eng. Civ. Letícia Carvalho Moreira Dafico (assessora); Arq. Urb. Luciana Joyce Hamer (assessora).

A cartilha pode ser acessada aqui.