Presidente do Crea-GO é convidado para encabeçar fundação de Ordem Nacional dos Conselhos

A ideia é que a Ordem Nacional possa debater questões de cunho jurídico, administrativo e político dos associados

Publicado: 25/06/2021 - Fonte:

Thyago Galdenes, presidentes Lamartine Moreira e Moisés Alves durante a reunião

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, recebeu na tarde de 24 de junho, os corretores de imóveis  Thyago Galdenes e Moisés Alves para falar sobre a formação de uma Ordem Nacional dos Conselhos Profissionais em níveis nacional e regional.

A ordem tem o objetivo de debater as questões comuns, de cunho jurídico, administrativo e político específico dos Conselhos Profissionais associados, exercendo defesa dos direitos e interesses coletivos nas esferas judiciais e administrativas. “Hoje, existe um ‘Fórum dos Conselhos Profissionais’, mas ele não tem personalidade jurídica e deixa de discutir muitas pautas  que são de emergência e relevância, com é o caso da PEC 108 que nos assombra”, comentou  Thyago Galdenes.

Segundo Moisés Alves, hoje não existe uma entidade que possa dirimir os conflitos de autonomia dos conselhos de classe, que ao longo dos anos vem ferindo a autonomia de atuação de um conselho e de outro. Por isso, na visão dele, tem que ter de fato uma Ordem Nacional dos Conselhos Profissionais para discutir prerrogativas em níveis nacional e regional. “A ideia da Ordem é ser um conselho que administra conflitos, esse é o alvo maior”, afirmou Moisés.

Depois de explicar o projeto, o presidente Lamartine Moreira foi convidado para ser o líder da Ordem Nacional. “O presidente Lamartine preside um dos maiores conselhos regionais e faz parte de um dos maiores conselhos federais, além de fazer um excelente trabalho. Eu penso que ele pode agregar muito na Ordem por ser uma pessoa benquista”, defendeu Thyago Galdenes.

O presidente do Crea-GO, por sua vez, recebeu com simpatia o convite e solicitou mais informações sobre o projeto. “Preciso avaliar se tenho condições de assumir mais este compromisso”, enfatizou Lamartine Moreira.