Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Reunião da CEECA é marcada por palestra sobre novas diretrizes curriculares da Engenharia

Palestra foi ministrada pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR, Eng. Civ. Dante Alves Filho

Publicado: 23/09/2021 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO




Os conselheiros membros da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEECA) do Crea-GO, além de conselheiros da modalidade Civil do Crea-TO, assistiram, na última reunião virtual da CEECA, em 13 de setembro, a uma palestra ministrada pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-PR, Eng. Civ. Dante Alves Filho.

A palestra tratou da implantação das novas diretrizes curriculares da Engenharia, abordando a Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) de todos os cursos das Engenharias. As DCN’s deverão ser implantadas a partir de 2022, com aplicação em 2023.

Como explica o coordenador de Educação do Crea-GO, Eng. Agr. Ariston Alves Afonso, o propósito da palestra ministrada aos membros da CEECA foi “divulgar as novas DCN’s entre os conselheiros e, numa segunda etapa, divulgá-las também entre os coordenadores de cursos das Engenharias, visando colaborar com a criação dos projetos pedagógicos dos cursos sob o novo formato, para que os egressos não percam atribuições”.

A preocupação está na possibilidade de que as novas DCN´s abram para as instituições de ensino, que terão liberdade de criar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC´s), podendo, em consequência, inserir ou retirar conteúdos formativos de seus cursos. Com isso, o curso eventualmente pode passar a não fornecer todos os conteúdos necessários à formação dos estudantes, não qualificando-os para atendimento aos dispositivos regulamentares do Sistema Confea/Crea e do Decreto 23569/1933, o que acarretaria a geração de restrições de atividades profissionais, com evidentes prejuízos a eles e à sociedade, que demandaria os serviços desses profissionais.

 

Brunno Falcão

Equipe de Comunicação do Crea-GO