Crea lança repositório de trabalhos sobre reciclagem de resíduos da construção civil

Ideia é agregar em um só lugar trabalhos que mostram a viabilidade técnica e econômica dessa reciclagem

Publicado: 09/02/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO

O Crea-GO desenvolve um conjunto de ações continuadas que incrementam políticas públicas efetivas e produzem efeitos significativos na melhoria das condições de vida dos goianos, inovando em governança compartilhada e propulsionando o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o Conselho goiano tem compromisso com a redução e destinação correta de todo o entulho produzido pelas obras e serviços da Engenharia. Todo o entulho produzido, seja qual for o porte da obra, deve ter a destinação adequada, evitando seu lançamento irregular em áreas de preservação, canteiros de avenidas e lotes vagos.

Estudos mostram que os agregados reciclados a partir dos resíduos da construção civil podem ser utilizados para várias finalidades, como, por exemplo, no concreto não estrutural, na produção de argamassa para assentamento ou revestimento e até mesmo in natura, como base para pavimentação ou na recuperação de estradas vicinais.

Com o objetivo de contribuir para a disseminação do aproveitamento desse material reciclado, o Crea-GO lança o Repositório de Trabalhos sobre Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, disponível no site do Conselho (www.creago.org.br), no ícone Responsabilidade Socioambiental. A ideia é agregar em um só lugar trabalhos que mostram a viabilidade técnica e econômica dessa reciclagem.

Sobre o Repositório

De acordo com o Eng. Civ. Antônio de Pádua, assessor técnico do Crea-GO e responsável pelo Repositório de Trabalhos sobre Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, a ideia surgiu depois de identificar que boa parte das informações sobre a viabilidade técnica e financeira da utilização de agregados reciclados é restrita ao ambiente acadêmico.

“Há muitas teses e dissertações mostrando que a utilização do agregado reciclado é viável tanto economicamente quanto tecnicamente, mas pouca gente usa, então, fica mais no campo acadêmico. E a intenção do Crea é fazer com que os profissionais dêem mais atenção ao agregado, para transformar o passivo ambiental em um ativo financeiro”, destaca Pádua.

Ainda de acordo com o assessor técnico do Crea, outro objetivo do Conselho é mostrar que o material pode ser usado para diversas finalidades. “Queremos divulgar esse material para que aqueles que queiram produzir algo saibam da viabilidade de aplicar o agregado reciclado para várias finalidades: base para asfaltamento, argamassa para reboco, argamassa de assentamento, produção de bloco de concreto, concreto não-estrutural, calçada permeável e outras”, afirma.

Atualmente, os trabalhos constantes no Repositório de Trabalhos sobre Reciclagem de Resíduos da Construção Civil estão divididos em temas. Estão disponíveis estudos diversos com resíduos da construção civil; resoluções que envolvem o uso dos resíduos em obras de engenharia; estudos sobre a utilização dos agregados em argamassas; em concreto; na pavimentação; em pré-moldados; e estudos com resíduos da construção civil visando ao aspecto ambiental.

O Crea-GO procura ativa e permanentemente a expansão do Repositório, mas novos trabalhos técnicos que tratem de temas relacionados à reciclagem de resíduos da construção civil também podem ser sugeridos por estudantes e profissionais via e-mail. Envie seu estudo aos cuidados do assessor técnico responsável pelo Repositório, Eng. Civ. Antônio de Pádua, pelo e-mail [email protected]; ou para a Eng. Civ. Marcela Leão, pelo e-mail [email protected].