Festa em comemoração aos 100 anos de Aparecida de Goiânia-GO

Crea-GO parabeniza a cidade pelo centenário

Publicado: 11/05/2022 - Fonte: Prefeitura de Aparecida

(da esq. p/ dir.) Dep. Est., Max Menezes e Pres. Lamartine Moreira

O presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira participou da festa em comemoração aos 100 anos de Aparecida, realizada no Parque da Família, nesta quarta-feira (11). A população cantou parabéns para a cidade, apreciou o bolo gigante de 100 metros que o prefeito, Vilmar Mariano cortou, e acompanhou o desfile cívico com apresentações da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, fanfarras escolares e grupos de teatro.

“Nós como profissionais das engenharias, agronomia e das geociências temos muito orgulho de participar do crescimento de Aparecida. Podemos contar inúmeras obras que abrilhantam a cidade e trazem bem estar à população”, destaca Lamartine Moreira. Acompanhe o vídeo do presidente parabenizando a cidade nas redes sociais do Crea-GO.

O prefeito destacou o crescimento da cidade e ressaltou a saudade que todos estavam de festejar juntos o aniversário depois de dois anos sem festa por causa da pandemia da Covid-19. “Nós temos muito o que comemorar neste centenário de Aparecida. Conquistamos o título de cidade geradora de emprego, depois de ser considerada dormitório. Hoje, temos hospital, faculdades, anfiteatro, infraestrutura e saneamento. Evoluímos muito desde 1922 e vamos continuar evoluindo”.

Nos últimos anos o município cresceu em infraestrutura, econômico e social. De acordo com a prefeitura, de 2008 para 2022, foram registradas mais de 80 mil empresas. Segundo a administração municipal, há quase 87 mil cadastros ativos no município. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último censo feito na cidade foi em 2010 e calculou que mais de 455 mil pessoas moravam no município até então. A estimativa do órgão é que, até 2021, o número subiu para 600 mil.

Ainda nesta quarta-feira (11), às 19h, está prevista uma missa na Praça da Matriz, no centro de Aparecida. O local é histórico e o ponto mais antigo do município. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino.

História

Em 3 de maio de 1922, um cruzeiro de aroeira doado por Aristides Frutuoso foi fincado em meio ao cerrado no local onde, posteriormente, foi construída a Igreja Matriz, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Na mesma data, foi celebrada a primeira missa campal. Em 11 de maio, realizou-se naquele local a primeira festa. Essa é a data oficial de fundação da cidade (Capelinha). As terras onde atualmente fica o Centro pertenciam a José Cândido de Queiroz, João Batista de Toledo, Abrão Lourenço de Carvalho e Antônio Barbosa Sandoval e suas respectivas esposas.

A igreja foi inaugurada em 1923, com festa dos moradores locais e vizinhos de outras cidades, que percorreram a cavalo várias léguas para conferir de perto a novidade. Entre elas, o altar construído em Campinas e transportado em carro de boi.

Em 13 de novembro de 1963, a Assembleia Legislativa de Goiás lavrou o parecer favorável à emancipação do distrito para município. No dia seguinte, o deputado estadual Olinto Meirelles entrou com o processo para segunda discussão e votação da emancipação do município. Por meio do projeto de Lei nº 784/63, a Assembleia Legislativa sancionou a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, criando, assim, o município de Aparecida de Goiânia.

Gracielly de Oliveira
Equipe de Comunicação do Crea-GO

5.png Presidente, Lamartine e esposa, Eng. Civ. Rosângela Moreira na comemoração do centenário de Aparecida
4.png Presidente, Lamartine recebe pedaço do bolo pelo Cem anos de Aparecida