Com apoio do ONU-Habitat, Crea-GO lança o programa Cidades Verdes

Lançamento do programa, que tem entre seus objetivos específicos implantar uma política de arborização urbana, integra o Circuito Urbano 2019

Publicado: 02/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

No dia 30 de outubro (quarta-feira), o Crea-GO promove, a partir das 19h, em seu auditório, o lançamento do programa Cidades Verdes. O evento tem o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O lançamento integra o Circuito Urbano 2019, do programa da ONU.

Com o slogan “Plantando um Futuro Melhor”, o Cidades Verdes visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos.

Após abertura realizada pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, o evento contará com palestra de Ana Larrarte, do ONU-Habitat, que abordará assuntos relacionados à sustentabilidade urbana. Por fim, a Eng. Amb. Marcella Castro e o Eng. Civ. Ulysses Sena, assessores do Crea, serão responsáveis pela apresentação “Programa Cidades Verdes, desafios e soluções”.

As inscrições para o lançamento do programa Cidades Verdes já podem ser realizadas no portal Mais Capacitação, no site do Crea-GO, na aba “Palestras e Eventos”, ou diretamente clicando aqui. Os certificados de participação também serão disponibilizados no portal Mais Capacitação e poderão ser acessados após login, na aba “Certificados”. Mais informações pelos telefones (62) 3221-6282 / 6269 / 6251, na Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos do Crea-GO.

Programa Cidades Verdes

Partindo da premissa de que a arborização urbana é particularmente importante ao compatibilizar espaços urbanos e questões socioambientais, o programa Cidades Verdes tem como principais objetivos implantar uma política de arborização urbana, impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios e assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura e a criação de uma agenda ambiental urbana para o município.

O programa Cidades Verdes prevê ainda a implantação do Viveiro Cerrado, com o objetivo de produzir e distribuir, de forma assistida e gratuita, cerca de 10 mil mudas de espécies do Cerrado e ornamentais, além de fornecer orientações técnicas para o plantio das espécies, de acordo com os fins a que se destinam, como arborização de calçadas e vias, paisagismo de áreas públicas, ocupação de espaços ociosos, recuperação de áreas degradadas, de captação de água e matas ciliares.

O projeto do Viveiro Cerrado contempla a construção de um espaço de convivência, para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, um depósito, sanitários, área coberta por sombrite e sistema de irrigação. O conjunto de projetos para execução do viveiro – projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, de irrigação, maquete eletrônica e orçamentos estimados – são fornecidos gratuitamente pelo Crea-GO.

Circuito Urbano 2019

Iniciativa para apoiar institucionalmente eventos organizados por instituições do setor público, academia, organizações da sociedade civil, setor privado, entre outros, que ocorram durante o mês de outubro e busquem refletir sobre questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano.

O Circuito Urbano 2019 tem como tema “Cidades Inovadoras e Inclusivas”, e é composto por cerca de 160 eventos selecionados em 60 cidades de 23 estados de todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal, que buscam responder à pergunta “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”. O lançamento do programa Cidades Verdes é um dos eventos que integram o Circuito.