Crea promove apresentação sobre projeto portuário em Alcântara

A alternativa vai permitir a movimentação de cargas oriundas ou destinadas à Região Centro-Oeste sem a necessidade de negociação de espaço de tráfego.

Publicado: 10/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO promove, no dia 21 de outubro (segunda-feira), das 19h às 21h30min, no auditório do Conselho goiano, a “Apresentação do projeto de um terminal portuário a ser construído pela iniciativa privada em Alcântara-MA”.

O evento, que tem apoio institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), objetiva apresentar ao setor produtivo uma nova alternativa de entrada e saída de mercadorias, através de um porto e ferrovia, a serem construídos no Maranhão.

A abertura do evento será realizada pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida. Em seguida, o Eng. Civ. Paulo Alexandre Salvador, diretor executivo da Grão-Pará Multimodal (GPM), abordará “Uma Nova Logística para o Centro-Oeste”.

O economista Pedro Ferreira Arantes, consultor da Faeg e membro da Comissão de Logística da Confederação Nacional de Agricultura, por sua vez, palestrará sobre “Mais Eficiência para o Transporte da Produção Agrícola”.

Por fim, o diretor da Fieg e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Célio Eustáquio de Moura, falará sobre o “Desenvolvimento da Infraestrutura”. Ao fim das palestras, haverá espaço para o esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Ao todo, são 110 vagas em aberto. As inscrições para a apresentação são gratuitas e devem ser efetuadas no site do Crea, portal “Mais Capacitação”, na aba “Palestras e Eventos”, ou diretamente clicando aqui.

Os certificados também serão disponibilizados e poderão ser acessados no portal “Mais Capacitação”, após login, na aba “Certificados”. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3221-6282 // (62) 3221-6269 // (62) 3221-6251, na Coordenadoria de Cerimonial, Cursos e Eventos do Crea-GO.

Sobre o projeto

O projeto do novo terminal portuário em Alcântara-MA comtempla armazéns, terminais de embarque e equipamentos para manuseio de diversos tipos de produtos, propondo ainda a construção de dois trechos ferroviários, ligando o novo porto inicialmente à ferrovia dos Carajás e depois à Ferrovia Norte-Sul.

A alternativa vai permitir a movimentação de cargas oriundas ou destinadas à Região Centro-Oeste pela Rumo, ferrovia que assinou recentemente o contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, sem a necessidade de negociação de espaço de tráfego na Ferrovia dos Carajás, cuja carga prioritária é o minério de ferro, e também na Ferrovia Transnordestina, última etapa para acesso ao porto. Outro diferencial que se apresenta no projeto é a ausência do poder público. Os investimentos previstos deverão ser suportados pela iniciativa privada.