Programa Mais Mulher é lançado em Jataí

Buscar o empoderamento feminino através de ações em defesa da mulher promovidas pelo Crea é o principal objetivo do programa.

Publicado: 28/10/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

O Crea-GO lançou no dia 24 de outubro, no Thile Park Hotel, em Jataí-GO, com a presença de mais de 80 participantes, o Programa Mais Mulher, com o objetivo de promover debates em busca do empoderamento feminino. O programa ainda visa preparar um planejamento para que o Crea promova ações futuras em defesa da mulher, como, por exemplo, a realizações de debates entre profissionais do Sistema Confea/Crea, poder público e a sociedade.

No lançamento, o presidente Francisco Almeida destacou a importância da atuação das mulheres na área tecnológica. “Hoje, no Crea, 60% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. Eu vejo que o comprometimento é de outro nível. E precisamos valorizar cada vez mais a presença das mulheres nas engenharias, o que sabemos que não é fácil. Fico satisfeito que esse lançamento seja realizado com um auditório lotado. É um incentivo a mais para que o gestor faça com que as coisas aconteçam”, frisou.

A inspetora do Crea em Jataí, Eng. Civ. Cíntia Carvalho, por sua vez, agradeceu aos presentes e afirmou: “nós somos iguais aos homens. Temos que quebrar essas barreiras. Sempre me vi como uma excelente profissional e me dei bem pensando assim. Enfrentei preconceitos, mas isso acabou fazendo com que abrisse minha própria empresa e alcançasse sucesso. E aqui, queremos criar esses fóruns de debates para que outras mulheres também alcancem o respeito e o sucesso. Todos nós devemos ter espaço”.

A diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG), Prof. Dr. Karla Emmanuela Hora, também presente, frisou que “o Programa Mais Mulher é uma iniciativa extremamente importante para discutirmos a igualdade de gênero nas engenharias e nas tecnológicas. Programas como este, de valorização das mulheres e reconhecimento do papel das engenheiras, contribuem fundamentalmente para que as meninas sigam a carreira de engenheiras. Engenharia também é lugar de mulher, e nós temos excelentes engenheiras fazendo trabalhos maravilhosos. É uma honra imensa acompanhar esse projeto e a EECA também tem a honra de ser parceira do Crea nesta ação”.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher de Goiás, Ana Rita de Castro, em sua oportunidade, ressaltou que a iniciativa é apoiada pelo Conselho que preside. “Aparentemente, vivemos uma equidade de gênero, mas, infelizmente, isso figura no mundo da aparência. Na prática, vivemos em um sistema patriarcal e isso coloca barreiras para que as mulheres possam exercer algumas profissões. Ainda temos um longo caminho a trilhar. O preconceito e discriminação contra as mulheres serão superados com medidas como estas. O programa Mais Mulher, tenho certeza, dará uma grande contribuição. Será um ponto de incentivo para que outras áreas da sociedade também desenvolvam políticas afirmativas no sentido de contruir relações igualitárias entre homens e mulheres”, argumentou.

Palestras

Durante o evento de lançamento, a Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fabyola Resende, gerente de Relações Institucionais do Confea, realizou apresentação do Programa Mulher, do Federal. “Mostramos a concepção do Programa Mulher, desde o início, com o levantamento estatístico, levantamento de dados da participação feminina no Sistema Confea/Crea, até culminar na elaboração do Programa, que possui objetivos bem definidos e planos de ação para cada objetivo”, resumiu.

Para Fabyola, idealizadora do programa do Conselho Federal, o lançamento do Crea de Goiás é “uma maravilha”. “Quando começamos a pensar no Programa Mulher, em nível nacional, o presidente Francisco Almeida, ao lado do presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, foi um grande apoiador, então é muito ver esse programa se capilarizando através do Regional”, frisou.

Em seguida, a fundadora e CEO da Rede Digital Agromulher, Eng. Agr. Vanessa Sabioni, ministrou a palestra “A Influência Feminina na Transformação Digital do Agro”. “Contei minha história, como filha e neta de produtores rurais, falando da minha ação como empreendedora e engenheira agrônoma no agronegócio, além de como criei a rede Agromulher. Falamos também da importância das mulheres no agronegócios, seus desafios e como contorná-los”, sintetizou.

Ainda segundo Vanessa, o lançamento o Crea é uma “ação fantástica”. “É muito importante que as entidades invistam em programas deste tipo, de inserir, capacitar e valorizar as mulheres do agro, porque, mesmo que tenham grande participação, representando quase 50% do agronegócio, muitas ainda têm medo, não se sente inseridas e valorizadas, precisando, muito, ser fortalecidas integradas no ambiente”, assegura.

O Programa Mais Mulher do Crea-GO será um marco no processo de consolidação da política de equidade de gênero do Conselho através do fomento e da elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências, resultando no fortalecimento do Programa Mulher, do Confea, e no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres.

MAIS_MULHER_2.JPG Francisco Almeida destaca que cerca de 60% dos cargos de liderança do Crea-GO são ocupador por mulheres
MAIS_MULHER_3.JPG Inspetora do Crea em Jataí, a Eng. Civ. Cíntia Carvalho frisa: “todos nós devemos ter espaço”
MAIS_MULHER_4.JPG Diretora da EECA/UFG, a Prof. Dr. Karla Emmanuela Hora coloca a Escola como parceira do programa do Crea-GO
MAIS_MULHER_5.JPG Ana Rita de Castro também ressaltou que a iniciativa do Crea é apoiada pelo Conselho Estadual da Mulher