Abenc-GO discute empreendedorismo na engenharia

Mesa redonda com empreendedores de referência foi realizada na sede do Crea-GO

Publicado: 11/12/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Setenta e quatro pessoas participaram, na noite de 10 de dezembro, da mesa redonda “Empreendedorismo na Engenharia: casos de sucesso”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – seção Goiás (Abenc-GO), na sede do Crea-GO, com o objetivo de mostrar casos de sucesso de profissionais da engenharia através de suas experiências profissionais. As boas-vindas ao evento foram dadas pelo presidente da Abenc-GO e conselheiro do Crea, Eng. Civ. Diogo Veloso.

Mediada pelo vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Ricardo Veiga, a conversa contou com a participação do ex-senador da República e atual secretário de Indústria e Comércio do Governo de Goiás (SIC), Eng. Civ. Wilder Pedro de Morais; do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, Eng. Civ. Argemiro Antônio Fontes Mendonça; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Eng. Civ. André Luiz Baptista Lins Rocha.

Antes de iniciar o bate-papo, Ricardo Veiga parabenizou à diretoria da Abenc-GO “pela iniciativa de promover esse debate entre os profissionais da engenharia, com relação à atualidade do trabalho do profissional”. O engenheiro também agradeceu aos componentes da mesa pela disponibilidade em participar do evento.

O vice-presidente do Crea ainda destacou: “Estamos diante de profissionais que tiveram, cada um, sua trajetória profissional dentro da Engenharia Civil propriamente dita, mas também dentro de seus empreendimentos particulares, tanto na iniciativa privada quanto na pública. Para todos nós, será uma discussão bastante importante e esclarecedora da interpretação do nosso mercado”.

O secretário Wilder Moraes, iniciando a fala sobre sua formação profissional, também se referiu aos demais participantes da discussão. “Quero agradecer aos professores Argemiro e Ricardo Veiga, porque a minha trajetória, com certeza, eu devo muito ao que aprendi com os dois e, se hoje estou nesta posição de falar sobre minha experiência, os dois professores foram definitivamente importantes na minha trajetória”, ressaltou. O secretário ainda cumprimentou André Luiz Rocha, “um líder que tem realizado um trabalho muito forte, representando a indústria açucareira e de etanol, assim como todo o polo industrial do Estado”.

Vice-presidente da FIEG e presidente-executivo dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Açúcar e de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), André Luiz Rocha, também destacou o trabalho dos colegas debatedores. “Estou ao lado de grandes amigos e é um prazer poder estar aqui, falando da minha experiência profissional”, frisou, iniciado a discorrer sobre toda a sua vivência enquanto engenheiro civil e também como empreendedor.

Em seguida, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, Eng. Civ. Argemiro Mendonça também saudou a diretoria da Abenc de Goiás pela promoção do evento, destacou o prazer de participar do encontro e também falou sobre sua experiência profissional ao longo de sua carreira.

Outros pontos abordados pelos debatedores ao longo da discussão foram a visão da Engenharia no atual momento do país; as perspectivas para o futuro na Engenharia; dicas para aqueles que ainda estão entrando no mercado de trabalho, especialmente na Engenharia Civil; além da visão sobre a tecnologia e outros temas. Ao final do encontro, ainda foram sorteados quatro exemplares do livro A Engenharia em Goiás, produzido pelo Crea-GO.

O evento contou com o apoio do Crea-GO, do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçucar), do Crea-GO Jovem, do Clube de Engenharia de Goiás, da Associação Goiana das Empresas de Engenharia (AGE), da FIEG, do Sicoob Engecred-GO e da SIC.

MESA_REDONDA_ABENC_04.JPG A experiência e a visão de cada um dos debatedores sobre o futuro da Engenharia foram abordados na discussão
MESA_REDONDA_ABENC_02.JPG Presidente da Abenc-GO, Diogo Veloso dá as boas-vindas aos presentes
MESA_REDONDA_ABENC_03.JPG Wilder Morais (E), Argemiro Mendonça, André Luiz Rocha e Ricardo Veiga (D) compuseram a mesa redonda