Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Sistema Confea/Crea e Mútua realiza eleições para o triênio 2021-2023

O pleito ocorrerá no dia 3 de junho de 2020 em todo o território nacional

Publicado: 04/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


Foto: Reprodução


No dia 3 de junho (quarta-feira), das 8 às 19 horas, em todo o Brasil, serão realizadas eleições para escolha, pelo voto direto e secreto, dos novos representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua para o triênio 2021/2023.

De uma só vez, serão eleitos os presidentes  do Confea e dos 27 Crea, Conselheiros Federais e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas, conforme Calendário Eleitoral aprovado pelo Plenário do Confea.

As Eleições são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019 (Presidentes do Confea e dos Crea e Conselheiros Federais) e pela Resolução nº 1.117, de 2019 (Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea: diretor-geral, diretor-financeiro e diretor-administrativo).

O Plenário do Confea é composto por 18 (dezoito) Conselheiros Federais, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

Esse rodízio é disciplinado por uma Tabela de Sucessividade de Estados e Modalidades (Rosa dos Ventos), atualmente aprovada pela Decisão Plenária nº PL 2320/2019. Dessa forma, os cargos de Conselheiros Federais em disputa nas Eleições 2020 do Sistema Confea/Crea são os seguintes:

  • 01 (um) representante da Modalidade Industrial no estado da Bahia;
  • 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Elétrica no estado do Maranhão;
  • 01 (um) representante do Grupo/Categoria Agronomia no estado do Paraná;
  • 01 (um) representante do Grupo/Modalidade Agronomia no estado do Rio Grande do Sul; e
  • 01 (um) representante da Modalidade Engenharia Civil no estado do Tocantins.

As Eleições são conduzidas pelas Comissões Eleitorais Federal e Regionais, que atuam como órgãos decisórios, deliberativos, disciplinadores, coordenadores, consultivos e fiscalizadores do processo eleitoral no âmbito de suas circunscrições. As Comissões Eleitorais são compostas por cinco conselheiros. Em Goiás, a Comissão Eleitoral Regional possui a seguinte composição provisória:

Titulares:

Ricardo Veiga – Coordenador

Márcio de Jesus Guimaraes Resende – Coordenador Adjunto

Cristiane Rodrigues

Joaquim Gonçalves de Sousa Júnior

Luiz Flávio Naves Rodrigues

Suplentes:

Alexandre Garcês de Araújo

Luís Eurípedes Ferreira Rosa