Cer-GO realiza sua primeira reunião e discute Edital de Convocação Eleitoral do Confea

CER-GO define formato de divulgação do pleito em Goiás

Publicado: 04/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Cer-GO delibera sobre diversos assuntos durante a primeira reunião

A Comissão Eleitoral Regional (CER) do Crea-GO, realizou na última segunda-feira, 3 de fevereiro, sua primeira reunião com o objetivo de  discutir o plano de mídia para a divulgação das eleições 2020, além de disponibilizar para publicidade a legislação e o calendário eleitoral do processo 2020 definido pela Comissão Eleitoral Federal. As eleições do Sistema Confea/Crea e Mutua estão marcadas para ocorrer dia 3 de junho.

Conduzida pelo Eng. Civ. Ricardo Veiga, coordenador da CER-GO, ficou definido que a divulgação do pleito será em todos os meios de comunicação do Crea, como: redes sociais, site, e-mails, uso de murais (na sede e nas inspetorias). Os membros também decidiram que a votação ocorrerá nas 28 inspetorias do Crea, das 8 às 19 horas. Os nomes de Ricardo Veiga (coordenador da CER-GO), Márcio Resende (coordenador adjunto), Luiz Flávio Naves (membro) e Yorrana de Almeida (secretária) foram definidos para participarem do Seminário Eleitoral 2020, promovido pelo Confea nos dias 2 e 3 de março.

Registro de candidatura

Durante a reunião, os membros da CER-GO fizeram questão de que seja realizada uma ampla divulgação da data limite para desincompatibilização dos pretensos candidatos – 3 de março. Os candidatos terão até o dia 6 de março para apresentar o requerimento de registro de candidatura.

Aqueles que pretendem concorrer à presidência do Confea devem protocolar a documentação no Conselho Federal, enquanto os candidatos aos cargos de presidente de Crea, conselheiro federal e suplente, diretor-geral e diretor administrativo das Mútuas regionais deverão registrar o requerimento no Crea respectivo, seja na sede, inspetoria ou escritório de representação.

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão preencher as condições de elegibilidade, não incidir em inelegibilidade, apresentar o requerimento de registro de candidatura e ter a sua candidatura deferida. Entre outros requisitos, o candidato deve possuir nacionalidade brasileira, ser profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea (anuidades pagas até o dia 4 de maio), além de estar em pleno exercício dos direitos profissionais, civis e políticos.

Para os cargos de conselheiro federal e presidente de Crea e do Confea, precisa ter vínculo associativo de três anos, no mínimo, contados da convocação das eleições, com entidade de classe registrada e homologada no Sistema, localizada na unidade federativa do seu domicílio eleitoral.

O edital alerta ainda que a campanha eleitoral será permitida a partir de 7 de março. Já no dia 16 do mesmo mês será publicada a relação de todos os requerimentos de registro de candidatura. Veja aqui o Calendário Eleitoral e o Edital de Convocação Eleitoral.