Representantes do Crea-GO visitam novo comandante geral dos Bombeiros

Publicado: 07/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Foto: Reunião entre representantes do Crea-GO e o novo comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros

O eng. Francisco de Almeida, presidente do Crea-GO, realizou, no dia 6 de fevereiro, na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, uma visita ao novo comandante geral  Esmeraldino Jacinto de Lemos que assumiu o comando da corporação há 60 dias. O presidente do Crea estava acompanhado  dos vice-presidentes do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias (Secovi Goiás), Ronan Reis e Ulisses Soares; e do superintendente da Associação dos Amigos dos Policiais e Bombeiros (Apol), Coronel Sérgio Katayama.  Na ocasião, os representantes das instituições deram as boas-vindas ao comandante e, posteriormente, fizeram uma apresentação sobre a atuação de suas entidades  e as parcerias firmadas com o Corpo de Bombeiro.

O Crea colocou em pauta, a obrigatoriedade do Livro de Ordem, a  necessidade da ART estar acompanhada de laudos técnicos e o Termo de Cooperação Técnica firmado em 19 de setembro de 2018. Após a apresentação formal da equipe do Crea-GO,  Francisco ressaltou: “aproveito esta oportunidade para comentar que o Livro de Ordem está a disposição do comando com acesso liberado aos laudos técnicos tanto na capital quanto no interior do estado de Goiás. A ART é um documento só do Crea e fazer ART não significa que está tudo certo não. ART é um documento de arrecadação e que deve estar acompanhada de um laudo técnico. Hoje, é obrigatório o preenchimento do Livro de Ordem e de laudos”.

Francisco ainda reforçou a importância do Termo de Cooperação Técnica que possui validade até 2023, com o objetivo de realizar ações de parceria no sentido de permitir o compartilhamento de informações, com foco no aprimoramento da fiscalização de obras e serviços das engenharias. Além de reafirmar a parceria entre o Crea e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Francisco  convidou o novo comandante para conhecer de perto a tecnologia que o Crea dispõe. E destacou: “Temos a melhor tecnologia de fiscalização, a melhor do Brasil, não tem outra para comparação. Estamos mais avançados que qualquer outro Crea no Brasil, somos exemplo. E todas as informações que o comandante precisar, temos na hora, em questão de segundos”.

O Cel Esmeraldino Jacinto de Lemos agradeceu a visita dos representantes das instituições e fez questão de ressaltar o excelente trabalho que o Crea-GO vem realizando ao longo dos anos. “O trabalho realizado pelo Crea na Região da 44 no ano passado resultou em duas operações nossas. Fizemos novamente uma vistoria para poder  identificar quais são os critérios que o Crea tem como inadequados”, declarou. Segundo ele, a corporação precisa de parceiros como o Crea, o Secovi e de outros órgãos para  desenvolver um trabalho preventivo que traga mais respeito para o cidadão.

Pelo Crea-GO participaram da reunião o gestor do Departamento de Fiscalização, Walter Santana; Téc. Agrim. Marcelo Pereira, líder da Área de Fiscalização; Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, analista da área de gestão de convênios da Fiscalização. Pelo Secovi Goiás, participou Leonardo Avelino, assessor jurídico; Viviane Silvestre, gerente comercial. Pela apol, Aline de Abreu, secretária executiva.