Adoção do Livro de Ordem aumenta valor de honorários

Dados da CID do Crea-GO apontam aumento de 17,6% no valor de honorários

Publicado: 04/03/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

A adoção do Livro de Ordem para obras e serviços das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea foi instituída pela Resolução nº 1.094, de 31 de outubro de 2017, do Confea. No Crea-GO, o Livro de Ordem Eletrônico ficou disponível para os profissionais com registro regular no Conselho goiano em agosto de 2018. Desde então, 90.766 Livros de Ordem já foram preenchidos em Goiás.

Dados da Coordenadoria de Integração de Dados (CID) do Conselho goiano apontam os benefícios da adoção do documento. O levantamento da CID dá indícios de que, no caso de atividades não-executivas, como elaboração de projetos, por exemplo, a adoção do Livro de Ordem provocou o aumento de 17,6% no valor de honorários.

Sobre o Livro de Ordem

O Livro de Ordem constitui a memória escrita de todas as atividades relacionadas com a obra ou serviço e serve como subsídio para comprovar a autoria de trabalhos; garantir o cumprimento e dirimir dúvidas sobre instruções técnicas e administrativas; avaliar motivos de eventuais falhas técnicas, gastos imprevistos e acidentes de trabalho; além de ser uma eventual fonte de dados para trabalhos estatísticos.

Além de contribuir para a valorização profissional, funcionando como uma espécie de registro do bom serviço prestado, o documento também resguarda os profissionais em relação às suas orientações técnicas e qualquer tipo de intercorrência ou acidente que possa acontecer.

O Livro de Ordem é vinculado às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Em Goiás, o preenchimento do documento eletrônico é realizado por meio do sistema de ARTs do Crea-GO, podendo ser feito inclusive via app “Crea Mais Fácil”. Instruções para o preenchimento do documento e os serviços e atividades para os quais o Livro de Ordem é obrigatório estão disponíveis aqui.

GRAFICO COMPARATIVO DE HONORARIOS - COM E SEM LIVRO DE ORDEM.png Gráfico comparativo do valor médio de contratos de atividades não-executivas (Fonte: CID)
INDICATIVO DE AUMENTO NO VALOR DE HONORARIOS - LIVRO DE ORDEM.png Indicativo do aumento do valor de honorários de atividades não-executivas (Fonte: CID)