A dona da história, Cris Guerra fala às profissionais goianas

A palestrante contou sua trajetória, abordando aspectos ligados ao empoderamento feminino, em evento comemorativo do Crea-GO

Publicado: 06/03/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Publicitária, escritora e palestrante, Cris Guerra foi a convidada pelo Crea-GO para falar às profissionais goianas no encontro “Mulheres do Sistema Confea/Crea: protagonistas na construção da sociedade”, evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, realizado no auditório do Conselho, em 5 de março. Mais de 100 profissionais participaram do encontro, incluindo conselheiras e inspetoras do Crea-GO, representantes políticas, lideranças profissionais e outras.

Na oportunidade, Cris Guerra ministrou a palestra “A dona da história”. “A palestra tem como espinha dorsal a minha própria história. Depois de conta-la, pus luz sobre alguns trechos para abordar sobre a força feminina, que é de todas as mulheres. Contei o que aprendi em minha trajetória e ainda mostrei dados simples, mas muito importantes, que mostram o poder da mulher, como ela se enxerga e como a autoestima – que permeia toda a palestra – faz diferença nesse processo. Não é que minha história seja extraordinária, mas as mulheres passam por coisas muito parecidas, então a ideia é compartilhar”, resume Cris.

A palestrante ainda comentou a iniciativa do Crea-GO de promover o evento voltado para as profissionais do Sistema. “É uma prova de que a questão da equidade de gênero já chegou a setores produtivos muito importantes. É também sinal de que os homens estão desenvolvendo sensibilidade e o mundo está percebendo que a mulher não só é forte e capaz, como muito necessária em todos os ambientes. É sempre bom ver iniciativas de órgãos que querem discutir a equidade de gênero e chamam as mulheres para participarem junto. Estamos conquistando muita coisa, e essa discussão promovida pelo Crea é prova disso”, afirmou.

Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua

Ainda no evento, a gerente de Relações Institucionais do Confea e secretária executiva do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua Eng. Eletric. e Seg. Trab. Fabyola Resende falou sobre o programa. Iniciado em 2018, tendo como diretrizes principais o Plano Nacional de Política para Mulheres do Governo Federal e diversos acordos internacionais, o programa está comprometido com o Objetivo de Desenvolvimento nº 05 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), na medida em que busca estimular o protagonismo das mulheres na construção de uma sociedade e de um Sistema Confea/Crea cada vez mais justo, igualitário e democrático.

“Esse programa teve o apoio do Francisco desde o primeiro momento e nós começamos com um levantamento simples de dados estatísticos, que na época o projeto foi denominado como 'Mapeamento da Participação Feminina no Sistema Confea/Crea', no qual fizemos um simples levantamento estatístico para a gente ver a posição, a situação do Brasil de como estava a profissional mulher nos cargos de destaque dentro dos nossos Creas, dentro das nossas entidades e do Conselho Federal. E foi triste, porque esse número não chegou nem a 12%. No Programa Mulher, trabalhamos com todos esses dados e agora estamos fazendo o levantamento de 2019”, descreveu Fabyola.

Mulher no Crea-GO

Ao se analisar o cenário do Sistema Confea/Crea, dados mostram a realidade feminina no mercado de trabalho, em especial em cargos eletivos. Apenas 12% de mulheres compõem os Plenários dos 27 Creas. O percentual de mulheres registradas no Sistema é de apenas 15%. Em Goiás, os números não são tão diferentes. De 58.326 profissionais ativos registrados ou com visto no Crea-GO, apenas 8.701 (14,9%) são mulheres.

No Plenário do Crea-GO, dos 44 conselheiros titulares, oito são mulheres. Dos 84 inspetores regionais, apenas 14 são mulheres. Já entre os colaboradores do Regional goiano, o quantitativo muda, o que reflete a valorização da mulher. Internamente, dos 50 cargos de liderança do Crea-GO, 30 (60%) são ocupados por mulheres. “É importante dizer  também que a metade da nossa diretoria hoje é composta por mulheres”, comentou o presidente do Crea, Francisco Almeida.

Nesse sentido, Francisco ficou satisfeito com o evento e  disse aos presentes sobre a importância de se deixar uma marca por onde passa. “Sou revolucionário, gosto de acontecer e meu pai me ensinou que devemos deixar nossa marca em tudo o que fazemos. Sem deixar marca não somos ninguém. Estou deixando a minha marca no Crea-GO”. Francisco ainda afirmou que a sua resiliência o fez superar muita coisa dentro do Conselho. Por fim, ele desejou  um feliz Dia da Mulher e que todas continuem sendo resilientes. Ao final do evento, foram distribuídos brindes às participantes.

DSC_0089.JPG A secretária Programa Mulher, Fabyola Resende, falou sobre o programa iniciado em 2018
DSC_0122.JPG Francisco enalteceu a resiliência da mulher e o fato de 50 cargos de liderança do Crea-GO, 30 (60%) serem ocupados por mulheres