Participe do processo eleitoral no dia 3 de junho

Publicado: 09/03/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas e tecnólogos nestas áreas, registrados nos Creas e que estiverem em dia com suas anuidades, terão o direito de escolher os seus representantes nas próximas eleições do maior sistema profissional do país. O pleito será realizado no dia 3 de junho deste ano, simultaneamente em todo o Brasil.

Criado em 1933, com o Decreto nº 23.569, foi a partir de 1991 (com a Lei nº 8.195) que as eleições diretas para presidentes do Confea e dos Creas passaram a viger. Com a nova norma, o processo democrático foi ganhando espaço ao longo dos anos.

A mudança do voto indireto para o voto direto foi um marco na história do sistema profissional, pois possibilitou aos profissionais a participação efetiva na escolha dos seus representantes.

Com o passar dos anos, a eleição direta também foi ampliada para os cargos de Conselheiros Federais e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas.

Em Goiás - O Crea-GO foi criado pela Resolução nº 170, de 29 de agosto de 1968, e passou a ser a 15ª Região. Na primeira reunião do Conselho foi eleito, por unanimidade, o primeiro presidente da 15ª Região, o Eng. Civil e Eletricista Theldo Emrich, com mandato até 31 de dezembro de 1968.

Historicamente, 16 profissionais de várias modalidades tiveram a oportunidade de ocupar a cadeira da presidência Crea-GO. O primeiro presidente foi  Engenheiro Civil e Eletricista. Depois a instituição foi comandada por Engenheiros Agrônomos, Engenheiro de Minas, Metalurgia e Civil, Arquitetos, Engenheiros Civis e Engenheiros Eletricistas.

Todo profissional em dia com suas obrigações – ou seja, com anuidade de 2020 quite até o dia 4 de maio e que não possuírem multas transitadas em julgado ou dividas de parcelas não quitadas – é eleitor do Sistema Confea/Crea.

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER-GO), Eng. Civ. Ricardo Veiga, é necessário avaliar as propostas dos candidatos, questionar, dar sugestões, participar, não se omitir. “Convoco os profissionais a compareçam a sede do Crea em Goiânia ou às Casas da Engenharia localizadas em diversas cidades de nosso estado e exercer seu direito de voto”, comentou.