Compreender no que consiste uma desapropriação amigável ou judicial e realizar procedimento avaliatório em desapropriação ou casos de servidão fazem parte do curso
Publicado: 17/09/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibape-SPDesapropriação e Servidão Administrativa são formas de intervenção do Estado na propriedade privada, cujo conceito é qualquer atividade estatal que, amparada em lei, tem por fim ajustá-la à função social à qual está condicionada. Com o objetivo de auxiliar engenheiros e arquitetos que atuam com avaliações de imóveis, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP) lança o curso “Desapropriações e Servidões” direto na plataforma de EAD Ibape-SP Conecta.
Marcado para acontecer nos dias 26 a 29 de outubro, o curso é ministrado pelo Engenheiro Civil José Tarcisio Doubek Lopes e apresenta os principais requisitos para Desapropriações, como legislação aplicável, terminologia jurídica, atuação do profissional habilitado na função de avaliador, perito judicial ou assistente técnico, CPC, termos jurídicos, normas, honorários, critérios de avaliação. No campo das Servidões, traz conceitos, metodologia aplicável com base em perdas reais sofridas pelos imóveis. O programa traz ainda, exemplos práticos para melhor contextualização.
"O curso leva o aluno ao conhecimento da terminologia jurídica de interesse, à forma como se portar diante de um processo de desapropriação ou de instituição de servidão, quando e como atuar e quanto cobrar pelo serviço,” ressalta Doubek.
A plataforma Ibape-SP Conecta segue uma dinâmica de atualização com cursos e abordagens que já são tratadas na modalidade presencial, como “Avaliação de máquinas e equipamentos”, “Estatística inferencial aplicada a avaliações de imóveis”, “Patologias em estrutura”, entre outros.
As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.
Notícias
Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto Conselheiro representa Crea-GO na última reunião de 2024 do COMMAM-Goiânia Chefe de gabinete do Crea-GO é o novo representante Centro-Oeste do Programa Inovadores do Confea