Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Luziânia ganha nova sede da Casa da Engenharia

Inauguração foi realizada na noite de 19 de novembro, para número reduzido de convidados

Publicado: 23/11/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO


O Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz frisou: “Nossa casa deve refletir o que somos e esta Casa da Engenharia é um ótimo exemplo disso”


Respeitando a todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, o Crea-GO realizou, em 19 de novembro, o evento de inauguração da nova sede da Casa da Engenharia de Luziânia. A solenidade reuniu 29 participantes, entre autoridades do Sistema Confea/Crea e Mútua, do município de Cristalina, da sociedade civil organizada e lideranças profissionais.

O início do evento foi marcado pelo desenlace da faixa inauguração da nova sede da Casa da Engenharia de Luziânia, realizado pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o presidente eleito Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira; o inspetor titular de Luziânia, Eng. Civ. Sérgio de Oliveira; e o presidente da subseção de Luziânia da seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Dr. Luciano de Queiroz.

Já o descerramento da placa em homenagem aos profissionais do Sistema Confea/Crea de Luziânia e região foi feito pelo presidente Francisco Almeida e pelos inspetores da cidade: Eng. Civ. Sérgio de Oliveira, Eng. Civ. Gláucia Dias Ferreira e Eng. Eletric. Zacarias da Silva Filho.

Em sua fala, o inspetor titular de Luziânia, Eng. Civ. Sérgio de Oliveira, agradeceu à presença de todos, assim como ao presidente Francisco Almeida e equipe pela entrega da nova sede da Casa da Engenharia. “Quero que haja uma integração melhor do Crea e seus profissionais com toda a sociedade de Luziânia, por meio deste espaço. Temos um auditório, uma área de convivência e queremos que a comunidade tenha acesso a tudo isso, demonstrando nossa importância na cidade”, destacou o inspetor.

O diretor geral eleito e atual diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-GO, Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz, por sua vez, destacou estar “encantado” com a nova Casa da Engenharia da cidade. “É disso que estamos precisando: mostrar a nossa engenharia; a qualidade do nosso trabalho. Nossa casa deve refletir o que somos e esta Casa da Engenharia é um ótimo exemplo disso”, afirmou.

O presidente eleito Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira também frisou a importância da interação do Crea com a população do município. “A Casa da Engenharia não é apenas para nossos profissionais. Estamos abrindo nosso espaço para a comunidade de Luziânia. Esta é uma casa que está aberta para acolher a todos, como idealizado pelo presidente Francisco Almeida”, comentou. Lamartine também abordou as parcerias firmadas pelo Crea-GO com órgãos atuantes na cidade. “Continuamos na sequência do legado deixado pelo presidente Francisco. Estou à disposição”, finalizou.

Representando o prefeito eleito de Luziânia, Diego Sorgato, o vereador eleito Tiago Machado falou da parceria do município com o Crea. “Ver espaços de construção como este é muito significativo, porque precisamos, no poder público, no século 21, pensar as cidades de forma inteligente, por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. E tudo isso não funciona se não tivermos as engenharias pensando. Não há, no poder público, nenhum mecanismo que faça isso sem as devidas parcerias. Que o Crea possa ter no poder público municipal de Luziânia o que é necessário para que juntos pensemos uma cidade que avance”, discursou.

Por fim, o presidente Francisco Almeida salientou que o Crea-GO possui diversos acordos de cooperação técnica firmados com órgãos de diversas esferas, incluindo prefeituras e câmaras municipais. “Uma cidade inteligente é importante, mas ela só é possível com gestores inteligentes. Vamos firmar um acordo com a Prefeitura de Luziânia, por meio do qual colocaremos toda a nossa tecnologia à disposição, para que juntos, com a participação de nossos profissionais, tornemos a cidade cada vez mais sustentável”, frisou, lembrando que a estrutura da Casa da Engenharia tem exatamente este objetivo: discutir o desenvolvimento local.

Parceria público-privada inédita

A Casa da Engenharia de Luziânia foi construída por meio de uma parceria público-privada inédita entre os Creas de todo o Brasil, que isentou o Conselho goiano de utilizar recursos próprios para a construção do imóvel. A Casa foi construída no sistema de locação sob medida, também conhecido por “built to suit”, com vigência de dez anos.

A locação sob medida é uma modalidade de contrato no qual o locatário especifica ao locador a estrutura predial da construção, conforme suas necessidades e particularidades, havendo como contrapartida a segurança de viabilidade de locação por prazo pré-definido e por valor de mercado capaz de garantir a atratividade para o locador, e economicidade e celeridade para o locatário.

A sede da Casa da Engenharia de Luziânia, localizada à Av. Dona Sara Kubitscheck, Qd. 27, Lt. 9-A, Parque JK (Setor Mandu), conta com 235,26 m² de área construída. A edificação tem instalações amplas, aumentando o conforto dos profissionais e da sociedade em geral. Na Casa, foi construído auditório com capacidade para mais de 60 pessoas, que, após a pandemia, possibilitará a realização de palestras, cursos e outras atividades. Há, ainda, sala de atendimento, de reuniões e área de convivência equipada.

As instalações das Casas da Engenharia do Crea em todo o interior goiano estão a serviço da sociedade e dos profissionais de suas respectivas regiões, para que realizem reuniões, cursos e eventos de interesse, uma vez que os serviços do Crea podem ser prestados virtualmente a profissionais de todos os 246 municípios goianos. “Entregamos as estruturas físicas das Casas da Engenharia para recebermos bem as populações civil e organizada”, ressalta o presidente Francisco Almeida.



INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 02.JPG Luciano de Queiroz (E), Lamartine Moreira, Francisco Almeida e Sérgio de Oliveira (D) foram os responsáveis pelo desenlace da faixa inaugural
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 03.JPG O descerramento da placa foi feito por Francisco Almeida e os inspetores Sérgio de Oliveira, Gláucia Ferreira e Zacarias Filho (D)
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 04.JPG O Eng. Civ. Sérgio de Oliveira destacou a vontade de melhorar a integração do Crea com a sociedade de Luziânia
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 05.JPG O Eng. Civ. Luiz Soares de Queiroz frisou: “Nossa casa deve refletir o que somos e esta Casa da Engenharia é um ótimo exemplo disso”
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 06.JPG O presidente eleito Lamartine Moreira afirmou que a Casa não é apenas para os profissionais, mas toda a população de Luziânia
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 07.JPG Representando o prefeito eleito, Tiago Machado falou sobre a importância de uma parceria entre o município e o Conselho
INAUGURAÇÃO DA CASA DA ENGENHARIA DE LUZIÂNIA 08.JPG Francisco Almeida também ressaltou a importância de parceria para tornar a cidade de Luziânia cada vez mais sustentável