Crea-GO e PRF fiscalizam veículos que portam Autorização Especial de Trânsito

A fiscalização conjunta dos veículos busca garantir a presença de profissional habilitado na emissão da AET

Publicado: 16/12/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Equipe pronta para a fiscalização de veículos que portam AET

Agentes de fiscalização do Crea-GO e inspetores Polícia Rodoviária Federal realizaram ontem (15/12) o dia D da fiscalização de veículos que portam Autorização Especial de Trânsito (AET), e que exigem a participação de profissional capacitado para sua concessão. A fiscalização, com a presença da equipe do Crea, foi realizada em três postos da PRF localizados em Anápolis, Rio Verde e Jataí.

A fiscalização tem como objetivo identificar irregularidades especialmente em veículos de grande porte que necessitam de AET e da vistoria de um profissional de  engenharia mecânica devidamente habilitado junto ao Crea-GO, profissional encarregado de permitir o tráfego de veículos com cargas de grandes dimensões.

“A PRF tem a função de garantir a segurança viária e a mobilidade nas rodovias federais. A participação do Crea nesse processo é de suma importância porque vai complementar a fiscalização verificando a atuação do engenheiro e a validade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), laudos técnicos e demais documentos públicos”, declarou o superintendente em Goiás da PRF, Vinícius Veiga.

A participação do Conselho goiano na fiscalização deve-se ao Acordo de Cooperação Técnica Nº 2/2020/SPRF-GO, firmado no dia 6 de maio de 2020, ao qual visa fixar procedimentos e estabelecer formas de colaboração e troca de informações acerca da situação de regularidade de profissionais e empresas, bem como dos dados fiscalizatórios, relacionados ao transporte de cargas especiais e indivisíveis em rodovias federais.

“Quando assinamos o termo de cooperação com a PRF, fizemos algumas experiências nas rodovias federais que atravessam o estado de Goiás e agora vamos fazer outra experiência em nível nacional. Por isso, trouxemos o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, para vivênciar a importância dessa fiscalização. A presença do presidente Joel Krüger vai galhardear  a ação do Crea-GO e, principalmente, valorizar a presença do profissional na emissão da AET”, declarou Francisco Almeida .

O presidente do Crea-GO também alertou que esse tipo de fiscalização busca defender a sociedade no que tange à segurança dos usuários do sistema rodoviário federal, bem como da proteção ao patrimônio público (rodovia, pontes, viadutos, passarelas e obras de artes em gerais). “A fiscalização da PRF em conjunto com o Crea faz o circulo completo da vistoria desses veículos especiais, garantindo ainda mais segurança viária,  longevidade da via, do asfalto e segurança da população”, explicou Francisco.

De acordo com o líder da Área de Fiscalização do Crea-GO, Marcelo Pereira, durante a fiscalização foi verificada a regularidade do profissional  junto ao Sistema Confea/Crea; se o profissional é habilitado para o serviço; e, por fim, foi verificada a real participação do profissional na elaboração do laudo técnico. As informações coletadas estão sendo analisadas.

Além dos agentes fiscais do Crea e dos inspetores da PRF, participaram da fiscalização Além do presidente do Crea-GO, Francisco Almeida;  presidente do Confea, Joel Krüger;  o presidente empossado do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Júnior;  a Delegada Elaine Oenning;  o superintendente da PRF em Goiás,  Vinícius Veiga; e os assessores institucionais Victor Resende e Denise Castro.

foto 2.jpg Reunião de briefing entre equipes do Crea e da PRF
foto 3.jpg Agentes fiscais do Crea-GO e da PRF durante a abordagem de veículo