Publicação é relembrada no Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
Publicado: 11/02/2021 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GONa data em que se comemora o “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência”, o destaque vai para o livro "Conversas entre meninas e engenheiras: semeando oportunidades para igualdade de gênero na ciência", que foi lançado no ano de 2019, em Goiânia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com patrocínio do Crea-GO e FURNAS. A segunda edição do livro deverá ser lançada ainda em 2021.
A obra tem caráter didático, com o objetivo de facilitar, na escola, a discussão sobre o acesso das meninas ao Ensino Superior na área de ciências exatas, tecnologia e engenharias, refletindo sobre as relações na escola que envolvem os desafios para a promoção da igualdade entre homens e mulheres.
Segundo a professora da UFG, Geog. Andrelisa Santos de Jesus, “foi um livro elaborado por muitas mãos de mulheres pesquisadoras, professoras, técnicas, engenheiras, alunas, jovens e meninas que se envolveram e também alguns homens”. Ainda como explica a professora, o livro, que é divido em seis capítulos, trata das relações de gênero, engenharia, mulheres na engenharia e engenheiras que inspiram. Ainda apresenta jogos e um roteiro para orientar o seu uso como material didático em outros ambientes, entre eles, as escolas.
“Seguimos na esperança de continuar semeando oportunidades para igualdade de gênero na ciência e nas engenharias, na esperança de que o número de engenheiras salte da casa de 15% para números bem mais representativos”, destaca a professora.
O livro Conversas entre Meninas e Engenheiras conta a estória da menina Maira. Ao entrar no ensino médio, ela começa a compreender as questões de gênero que permearam sua infância e adolescência. Depois de uma roda de conversa sobre Engenharias ocorrida na sua escola, ela se interessa pela profissão e busca entender por que existem poucas mulheres engenheiras. Após relacionar a pequena participação feminina na engenharia às relações de gênero, Maira busca inspirações em várias engenheiras que foram apresentadas na exposição “Engenheiras que nos inspiram”. O que a faz entender que a mulher pode (e deve) ser o que quiser.
O material, de caráter didático, tem por objetivo facilitar, na escola, a discussão sobre o acesso das meninas ao ensino superior na área de exatas, tecnologia e engenharias, refletindo sobre as relações na escola que envolvem os desafios para a promoção da igualdade entre homens e mulheres. O livro foi escrito por várias mãos (32 autoras e um autor), educandos e educadores, com o objetivo de dialogar com meninas que estão no ensino fundamental e médio sobre igualdade de gênero e engenharia.
Ele também pode ser destinado a apoiar ações de formação de educadores e educadoras sobre processos de promoção da igualdade entre meninos e meninas nas escolas. O material é um produto do Projeto Conversas de Meninas e Engenheiras: semeando oportunidade de gênero nas ciências, executado pela EECA/UFG e financiado pelo CNPq e PROEC/UFG. Contou com a parceira da EMC/UFG, PPG-GECON/UFG, PPGGeotecnia/UnB e de escolas públicas (CEPMJG, CEPWGS e EMMT) e o patrocínio do Crea-GO e da Eletrobrás Furnas Centrais Elétricas para sua publicação, todos imbuídos do desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
O livro pode ser baixado aqui.
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