menu
×

Campanha Abril Verde alerta sobre prevenção e revela números alarmantes

Brasil o ocupa o quarto lugar no ranking mundial em relação à quantidade de mortes relacionadas com o trabalho

Publicado: 05/04/21 10:16 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO


[noticia: campanha-abril-verde-alerta-sobre-prevencao-e-revela-numeros-alarmantes]  - 300321-Confea-LinkedIn-Abril-Verde.png


No Brasil, Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas que ganharam a simpatia da população por alertarem sobre os métodos de prevenção para evitar câncer de mama e de próstata. Com o mesmo objetivo, de chamar a atenção, mais um mês ganhou cor fixa: Abril se tornou Verde, numa iniciativa da Lei Federal 11.121, de 2005.

No mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promove campanhas desde 2005 e escolheu o dia 28 de Abril como o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes no Trabalho e Doenças Ocupacionais. A escolha do mês foi em função de que a própria OIT já havia escolhido o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

De lá para cá, a campanha incentivou a movimentação de grupos sociais – entidades de classe, órgãos do governo e organizações não governamentais, profissionais de diversas áreas e, principalmente, os engenheiros de Segurança do Trabalho – que lidam diariamente com números revelados por estatísticas mais do que preocupantes, alarmantes.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. Aproximadamente 2,2 milhões deles resultam em mortes. No Brasil, são 1,3 milhão de casos, ocupando o quarto lugar no ranking mundial em relação à quantidade de mortes relacionadas com o trabalho, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e más condições nos ambientes e processos de trabalho. O Crea-GO vai divulgar, nos próximos dias, informações importantes sobre o Abril Verde. Acompanhe nossas redes sociais!