Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Estamos online!

menu

Em seminário, especialistas discutem contribuições sobre o Plano Diretor de Goiânia

O evento promovido pelo Crea-GO e CAU/GO, com apoio do Senge-GO, foi realizado no dia 27 de janeiro

Publicado: 28/01/2022 - Fonte: Equipe de Comunicação do Crea-GO




O Crea-GO, em uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) e apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), realizou, na noite de 27 de janeiro, o seminário “Contribuições para a revisão do Plano Diretor de Goiânia”.

De maneira virtual, o evento tratou de alguns temas específicos com o intuito de contribuir para aprimorar as propostas do Projeto de Lei do Plano Diretor de Goiânia, ora em tramitação na Câmara Municipal. A programação contou com 3 palestras: a Transferência do Direito de Construir, a análise das Áreas de Preservação Permanente em Goiânia e Acessibilidade na Revisão do Plano Diretor.

No início do evento, coordenado pelo assessor institucional do Conselho, Eng. Civ. Antonio de Pádua, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira, falou sobre a importância da realização do evento para o conhecimento das autoridades pertinentes. “É com muita satisfação que esse seminário esteja acontecendo para podermos viabilizar essas contribuições da revisão do Plano Diretor e construir cada vez mais, de forma consciente, a nossa cidade”, destacou Moreira.

A Arq. Urb. Janaína Holanda, vice-presidente do CAU/GO, vê a colaboração das entidades como uma ação positiva. “Acredito que essa parceria de debates e seminários com o Crea, tem muito a contribuir para esse cenário desejável de desenvolvimento e, no caso, o tema da revisão do Plano Diretor de Goiânia. Temos que ficar atentos às propostas apresentadas para que o resultado final seja melhor para toda a coletividade” afirmou a arquiteta.

Janaína ministrou a primeira palestra da noite “Transferência do Direito de Construir: Sistema atual e proposta do novo Plano Diretor”, apresentando novas propostas para a utilização do instrumento e alternativas para aprimorar o Projeto de Lei Complementar 023/2019 (PLC 023/2019).

Já a segunda, “Uma análise das Áreas de Preservação Permanente em Goiânia”, foi mediada pela vice-presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Marisa Pignataro, e apresentada pelo doutor em Ciências Ambientais, o Biol. Gabriel Tenaglia, e um dos pontos discutidos foi a necessidade de evitar o licenciamento para ocupação de áreas situadas abaixo da cota de inundação dos cursos d’água existentes em Goiânia.

Por fim, mediada pela Arq. Urb. Maria Ester de Souza, “Acessibilidade na revisão do Plano Diretor”, uma preocupação constante do Crea-GO, foi o tema abordado pela terceira palestrante, a Arq. Urb., Eliana Trevisan, que falou acerca dos cuidados que devem ser tomados ao projetar e construir edificações que devem servir para todas as pessoas e também os pontos que devem ser contemplados na legislação sobre o tema.