Crea-GO participa do lançamento do Projeto Construa Brasil

O projeto visa melhorar o ambiente de negócio do setor da construção Civil

Publicado: 27/04/2022 - Fonte: Ministério da Economia

Conselheiro do Crea-GO, eng. civ. Saulo Christian de Almeida

O Conselheiro do Crea-GO, eng. civ. Saulo Christian de Almeida representou o presidente do Conselho, eng. civ., agric. e seg. trab. Lamartine Moreira, no lançamento do Projeto Construa Brasil - Os Avanços na Modernização do Setor da Construção, realizado nesta terça-feira (26) na Escola Nacional de Administração Pública, entidade vinculada ao Ministério da Economia do Brasil.

O Construa Brasil foi criado no âmbito do Termo de Colaboração estabelecido entre o Ministério da Economia e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), por instrumento do Edital 03/2019 do referido ministério. Por meio do Construa Brasil, o Governo Federal pretende melhorar o ambiente de negócio do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

A secretária especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques lançou o Construa Brasil destacando que o projeto é fruto da união de esforços e, por isso, os resultados são mais sólidos. “O setor de construção civil tem um papel muito importante para a economia e geração de empregos. É um incentivo à modernização das empresas. e será um trabalho continuo que começa hoje. É importante destacar que a construção civil é um setor que tem inúmeras barreiras, e a exclusão das mulheres é uma delas. Há muito espaço para a inclusão feminina em trabalhos de sintonia fina”, encerrou lembrando o Programa Brasil pra Elas.

As metas estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, melhoria do processo de concessão de alvará para construção, difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil (desdobramentos da Estratégia BIM BR), e incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

O Conselheiro do Crea-GO, eng. civ. Saulo Christian de Almeida afirmou que o evento superou a expectativa dos profissionais e administradores públicos. “O Construa Brasil traz para a administração pública, em todos os níveis, a integralização dos processos de obras públicas, levando aos gestores desburocratização, digitalização e industrialização da construção civil como um todo, trazendo agilidade para o setor e resultados para a sociedade”, ressalta.

A partir da consecução das metas, espera-se alcançar redução da burocracia do setor da construção civil, aumento da produtividade e competitividade, geração de empregos, elevação do PIB do setor e, assim, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O presidente em exercício do Confea, eng. civ. José Carlos Pimenta, declarou apoio ao projeto: “Contem com a nossa capilaridade nacional para levar o projeto aos estados. Estaremos juntos aos profissionais para modernização, estaremos juntos no objetivo de aumentar a competitividade e produtividade”, disse Pimenta. O assessor parlamentar do Confea, eng. civ. José Maria de Vasconcelos Paula Soares, a presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, e assessor do Crea-DF, eng. civ. Gilberto Campos, também estiveram no lançamento.

A secretária de desenvolvimento da indústria, comércio, serviços e inovação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Glenda Bezerra lembrou que o Construa Brasil surge em um momento importante para a construção civil. “A Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontam crescimento tímido no Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil. Em 2021, apesar da pandemia, o crescimento registrado foi de 8%; e para 2022, a projeção é de 2%”, pontua.

Para o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, a digitalização representará um salto na qualidade do setor da construção civil. “A construção é importante no mundo, pois gera milhões de empregos e sustenta as cadeias da areia, do vidro, do cimento e outras tantas, além de interferir diretamente na economia do país”, afirmou Calvet.

Diogo Costa, presidente da Escola Nacional de Administração pública (Enap), destacou a importância que a capacitação tem no sucesso do projeto. “Quando falamos em construção também falamos em desenvolvimento democrático. Precisamos de uma agenda de abundância na construção. E isso começa na capacitação. Hoje temos mais 400 cursos disponíveis na Enap. Que o Construa Brasil seja uma chamada para ação”, considera.

A partir das metas estruturadas para o Construa Brasil, foram criados o o Guia Orientativo de Boas Práticas para o Código de Obras e Edificações e Edificações, para a meta de Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE) e o Guia Orientativo de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção, para a meta de Melhoria do Processo de Alvará para Construção.

Confira a solenidade de lançamento do Projeto Construa Brasil.

Gracielly Oliveira

Equipe de Comunicação do Crea-GO