Evento realizado pela Agest, Crea-GO, AGOMT e Senai visou discutir as mudanças das normas regulamentadoras
Publicado: 20/12/2019 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOO Crea-GO, a Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest), a Associação Goiana de Medicina do Trabalho (AGOMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoveram, em parceria, no dia 19 de dezembro, no auditório do Conselho, o workshop “Alterações nas Regulamentações de Saúde e Segurança do Trabalho e suas consequências para os profissionais da área”. Entre profissionais de segurança e saúde do trabalho, 78 pessoas participaram do evento.
Na abertura do encontro, o 2º vice-presidente do Crea-GO, Eng. Sanit. Amb. Aquila Levindo, representando o presidente Francisco Almeida, destacou se tratar de um “importantíssimo evento”. “O Crea-GO está aberto a todos vocês, profissionais da Saúde e Segurança do Trabalho. Fico muito feliz de que em um evento como este, tenhamos aqui uma equipe multidisciplinar, para discutir as alterações das normas regulamentadoras. A Casa da Engenharia, que é o Crea-GO, quer isso: que temas importantes para a saúde, segurança e qualidade de vida da nossa população sejam discutidos aqui”, frisou o diretor do Crea.
Em seguida, Marcela Andrade, mestre em Fisioterapia e coordenadora do curso de Especialização em Ergonomia da Faculdade Senai Fatesg, ressaltou: “desde 2018, estamos passando por um momento em que as normas estão sendo muito discutidas; momento em que nosso trabalho está em evidência e precisamos aproveitar. Como fazemos isso? Nos qualificando, estudando e aprimorando nossos conhecimentos”. Marcela, então, apresentou o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ergonomia da Faculdade Senai Fatesg.
A primeira palestra da noite foi ministrada pelo presidente da Agest e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) do Crea-GO, Eng. Eletric. e Seg. Trab. Milton Ribeiro, que falou sobre o “Cronograma de alterações das regulamentações e quem está participando deste processo”. “A ideia foi trabalhar o cronograma presente no site da Secretaria de Inspeção do Trabalho, no qual constam os prazos de alterações das normas. Há uma sequência, identificando quais são as normas que o Governo Federal pretende fazer alterações, os prazos previstos e o que o governo pretende com essas alterações, explicou Milton.
Ainda de acordo com o coordenador da CEEST do Crea-GO e presidente da Agest, o workshop é um momento de união de profissionais. “Dentro da segurança do trabalho, não se faz o trabalho só com engenheiros. Precisamos de médicos do trabalho, técnicos de segurança, enfermeiros do trabalho, auxiliares de enfermagem e os engenheiros. É um grupo composto por vários profissionais que, com este evento, queremos aproximar o grupo do Conselho de Engenharia, abrindo nossas portas para discussões de temas relevantes que têm interface com esses diversos profissionais”, salientou o engenheiro.
Já a segunda palestra, “NR-07 – O que muda no PCMSO e quais consequências para a medicina do trabalho, empresas e trabalhadores”, ficou a cargo do médico especialista em Medicina do Trabalho e presidente da AGOMT, Fábio Chacur Pascolati. “O médico do trabalho, a partir de agora, terá que fazer gestão de um programa de gerenciamento de riscos e essa mudança é importante para a melhoria científica da qualificação do profissional em saúde e segurança do trabalhador. Também reforçamos a importância do acompanhamento dos quadros que mudam na NR-7”, resumiu o palestrante.
Encerrando a programação, o Tec. Seg. Trab. Nestor W. Neto, criador e editor do blog Segurança do Trabalho NWN, palestrou sobre “NR-09 – E agora, o PPRA sai de cena e entra o PGR? Quais as consequências para a empresa, profissionais da área e trabalhadores”. “Falamos sobre as mudanças do cenário, com essa nova norma, que fala do PGR, e as novas perspectivas. Morre o PPRA e nasce um novo programa e uma nova forma de se fazer gestão”, explica Nestor, que afirma ainda que o evento multidisciplinar é importante “afinal, o objetivo é o mesmo”.
Ao final das palestras, Milton Ribeiro, Fábio Chacur e Nestor W. Neto debateram os temas apresentados com os presentes e tiraram as dúvidas sobre novidades da área da saúde e segurança do trabalho. Ainda foi realizado o sorteio de um exemplar do livro “Segurança do Trabalho – Os Primeiros Passos”, de autoria de Nestor W. Neto.
Notícias
O Crea-GO nos protege, nos orienta e nos representa Inteligência Artificial na Engenharia é tema de palestra em Ceres Conselho Regional apoia iniciativas que fortaleçam a logística reversa CREA-GO Jovem realiza atividades educacionais e técnicas em diversas instituições de Goiás Participe da Eleição do Plenário do Crea-GO