Objetivo é produzir cerca de dez mil mudas de maneira fracionada, para atender às principais demandas municipais
Publicado: 10/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GOPartindo da premissa de que a arborização urbana é particularmente importante ao compatibilizar espaços urbanos e questões socioambientais, o Crea-GO lançou, em outubro de 2019, o Cidades Verdes, programa de incremento no planejamento e administração das áreas urbanas sob as óticas ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para os habitantes dos municípios goianos.
Com o slogan “Plantando um Futuro Melhor”, o Cidades Verdes tem o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
De maneira inédita, o programa visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos.
Entre os principais objetivos do programa estão impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios; assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura; criar uma agenda ambiental urbana para o município; e implantar uma política de arborização urbana.
O programa Cidades Verdes prevê ainda a implantação do Viveiro Cerrado. O projeto contempla a construção de um espaço de convivência, para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, um depósito, sanitários, área coberta por sombrite e sistema de irrigação.
O conjunto de projetos para execução do viveiro – projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, de irrigação, maquete eletrônica e orçamentos estimados – são fornecidos gratuitamente pelo Crea-GO aos parceiros.
O Viveiro Cerrado tem o objetivo de produzir e distribuir, de forma assistida e gratuita, cerca de 10 mil mudas de espécies do Cerrado. A produção será realizada de maneira fracionada, para atender às principais demandas municipais.
Para o viveiro são previstas mudas de espécies utilizadas na melhora da qualidade do ar, diminuição da incidência de luz, aumento da permeabilidade do solo e promoção de microclimas favoráveis; além de espécies utilizadas em projetos de paisagismo e ornamentação de praças e canteiros centrais e na ocupação de vazios ociosos das cidades.
Também previstas para produção no Viveiro Cerrado, estão espécies utilizadas na recomposição de áreas degradadas, erosões urbanas, recuperação de áreas de nascentes e captação de água, muitas vezes causadas e/ou prejudicadas pela falta de planejamento urbano e aumento da ocupação de áreas indevidas.
Reabilitar ou recuperar áreas degradadas a partir do uso de vegetação pressupõe conhecimento do solo e da vegetação a ser utilizada. Realizada de maneira correta, a recuperação de áreas degradadas pode auxiliar na recuperação e conservação da flora local; no controle de processos erosivos e recuperação de áreas assoreadas; na proteção dos recursos hídricos; e outros.
Notícias
Valores das Anuidades 2025 Crea-GO terá horários especiais de funcionamento nas últimas semanas do ano Crea-GO e Funape-UFG dialogam sobre parceria Crea-GO e Detran-GO iniciam tratativas para realização de força-tarefa em conjunto Conselheiro representa Crea-GO na última reunião de 2024 do COMMAM-Goiânia