Viveiro Cerrado auxilia na recuperação de áreas degradadas

Objetivo é produzir cerca de dez mil mudas de maneira fracionada, para atender às principais demandas municipais

Publicado: 10/02/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO

Projeto do Viveiro Cerrado contempla a construção de um espaço de convivência, depósito, sanitários, área coberta por sombrite e sistema de irrigação

Partindo da premissa de que a arborização urbana é particularmente importante ao compatibilizar espaços urbanos e questões socioambientais, o Crea-GO lançou, em outubro de 2019, o Cidades Verdes, programa de incremento no planejamento e administração das áreas urbanas sob as óticas ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para os habitantes dos municípios goianos.

Com o slogan “Plantando um Futuro Melhor”, o Cidades Verdes tem o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

De maneira inédita, o programa visa apresentar para a sociedade uma inovação em governança, que aponta para um novo urbanismo, vinculando valores socioambientais e recursos naturais, envolvendo paisagem urbana, meio ambiente e sociedade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável dos municípios goianos.

Entre os principais objetivos do programa estão impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios; assessorar a estruturação de um órgão ambiental na prefeitura; criar uma agenda ambiental urbana para o município; e implantar uma política de arborização urbana.

Viveiro Cerrado

O programa Cidades Verdes prevê ainda a implantação do Viveiro Cerrado. O projeto contempla a construção de um espaço de convivência, para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, um depósito, sanitários, área coberta por sombrite e sistema de irrigação.

O conjunto de projetos para execução do viveiro – projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, de irrigação, maquete eletrônica e orçamentos estimados – são fornecidos gratuitamente pelo Crea-GO aos parceiros.

O Viveiro Cerrado tem o objetivo de produzir e distribuir, de forma assistida e gratuita, cerca de 10 mil mudas de espécies do Cerrado. A produção será realizada de maneira fracionada, para atender às principais demandas municipais.

Para o viveiro são previstas mudas de espécies utilizadas na melhora da qualidade do ar, diminuição da incidência de luz, aumento da permeabilidade do solo e promoção de microclimas favoráveis; além de espécies utilizadas em projetos de paisagismo e ornamentação de praças e canteiros centrais e na ocupação de vazios ociosos das cidades.

Recuperação de áreas degradadas

Também previstas para produção no Viveiro Cerrado, estão espécies utilizadas na recomposição de áreas degradadas, erosões urbanas, recuperação de áreas de nascentes e captação de água, muitas vezes causadas e/ou prejudicadas pela falta de planejamento urbano e aumento da ocupação de áreas indevidas.

Reabilitar ou recuperar áreas degradadas a partir do uso de vegetação pressupõe conhecimento do solo e da vegetação a ser utilizada. Realizada de maneira correta, a recuperação de áreas degradadas pode auxiliar na recuperação e conservação da flora local; no controle de processos erosivos e recuperação de áreas assoreadas; na proteção dos recursos hídricos; e outros.