menu
×

Trabalhadores da construção civil recebem atendimento odontológico gratuito

Iniciativa seguirá novos protocolos de biossegurança para evitar contaminação pela Covid-19

Publicado: 14/09/20 16:52 - Fonte: Assessoria de Imprensa do Seconci Goiás


[noticia: trabalhadores-da-construcao-civil-recebem-atendimento-odontologico-gratuito] Trailer odontológico na obra (Foto: Divulgação) - ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO SECONCI.jpeg Trailer odontológico na obra (Foto: Divulgação)


O Brasil é o país que mais tem cirurgiões-dentistas no mundo. São mais 250 mil, o que representa cerca de 11% dos profissionais do mundo. Porém, somente cerca de 15% dos brasileiros costumam visitar o especialista regularmente e outros 24 milhões afirmam nunca ter entrado em um consultório odontológico. Os dados da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos ligam um alerta sobre a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de frequentar o dentista, já que a saúde bucal também tem relação com doenças cardíacas, além de influenciar na autoestima e no relacionamento entre as pessoas.

A dificuldade em conciliar o horário de trabalho e o agendamento de uma consulta, reduz a frequência regular dos brasileiros aos consultórios odontológicos. Por isso, empresas da construção civil, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás) e o Serviço Social da Indústria (SESI), viram a necessidade de atender os colaboradores no próprio canteiro de obra, disponibilizando unidades móveis odontológicas. No mês de setembro, por exemplo, será a vez dos colaboradores da obra do residencial Gaia Consciente Home, empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora, receberem atendimento odontológico, na unidade móvel, disponibilizada para a empresa.

O analista de departamento pessoal da construtora, Bruno Augusto Ferreira, já participou da iniciativa por três anos e aprova a praticidade. "É algo que facilita a vida dos colaboradores porque acontece dentro do nosso local de trabalho e não precisamos sair e perder um tempo de trabalho para resolver essa questão. Além disso, não tem custos", detalha o analista.

A unidade móvel odontológica é equipada para realizar alguns procedimentos, como restaurações, profilaxia, tartarectomia, extrações e urgências odontológicas. Na especialidade de endodontia (canal), o colaborador é encaminhado para realizar o procedimento na sede do Seconci Goiás, localizada no Jardim América. As especialidades não oferecidas pelo Seconci são encaminhadas ao SESI.

Segundo o coordenador de responsabilidade social da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa foi pensada justamente para atender os colaboradores que, muitas vezes, não tem tempo para ir ao dentista devido a correria do cotidiano. “O atendimento realizado na unidade móvel e na sede do Seconci é gratuito e fica bem mais em conta para os colaboradores”, destaca Felipe.

Em 2019, a unidade móvel instalada no canteiro de obras do Planet Consciente Home, que já foi entregue neste ano, teve 120 trabalhadores atendidos, 292 consultas realizadas e 114 tratamentos concluídos. A construtora é filiada ao Seconci desde 1991, ano de fundação desta entidade, e mantém parceria com as unidades móveis do Sesi desde 1993.

Pandemia

Diante do cenário atual marcado pela pandemia da Covid-19, a coordenadora odontológica do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás), Daniela Figueiró, destaca que todos os protocolos de segurança preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atendimento odontológico são seguidos na unidade móvel.

Daniela ainda afirma que o objetivo da iniciativa é levar a saúde bucal aos colaboradores no canteiro de obras evitando assim o deslocamento, oferecendo um atendimento de qualidade. “Além disso, o projeto diminui o absenteísmo dos colaboradores com dores que impossibilitam o desempenho de suas funções”, explica a coordenadora do Seconci. 

Para disponibilizar esse tipo de atendimento aos colaboradores, as construtoras interessadas, devem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo e-mail coord.odonto@seconcigoias.com. "Os requisitos para instalação da unidade móvel odontológica são: a empresa ser associada ao Seconci, espaço coberto compatível com o tamanho da unidade, com ponto de energia, água e esgoto para o seu funcionamento”, detalha Daniela.